Walter Carvalho recebe troféu Eduardo Abelin no Festi

Walter Carvalho recebe troféu Eduardo Abelin no Festi

Mensagempor MFrancisca » Dom Ago 17, 2014 08:34

Walter recebe troféu Eduardo Abelin no Festival de Gramado

GRAMADO - Dois diretores estreantes encerraram a competitiva de longas-metragens do 42 Festival de Gramado, nesta sexta-feira (15). A noite foi com a exibio de Algunos dias sin musica, coproduo entre Brasil e argy assinada por Matías , e encerrada com a projeo de Esse ninguém me , documentário ator Caco Ciocler. O programa também abriu espao para a do diretor e fotógrafo Walter , homenageado com o troféu Eduardo Abelin.

Diretor de filmes da (2001), Cazuaza: O no para (2004, com Sandra Werneck) e Budapeste (2009), e da de dezenas de outros filmes e especiais de TV, recebeu o prmio das mos de seu irmo mais , o também cineasta Vladimir (Rock Brasí Era de ouro). Antes de o troféu, Vladimir deu um abrao no irmo caula, responsável pela de sucessos do Brasil (1998), Carandiru (2002) e Getú (2014).

Foi meu irmo quem me passou essa substncia, que no tem . A única que conheo é a , , . Esse prmio só aumenta a minha comeou Walter , que citou um texto do uruguaio Eduardo Galeano para a diferena entre e . Pioneiros brasileiros, Eduardo Aberlin e Edgar Brasil despejaram essa herana, e nos ensinaram a . é outra coisa, completamente .

"Algunos dias sin musica é um drama a relao de trs meninos com a e com a famí, e que tem toques de comigo, do cinema infantojuvenil americano dos anos 1980. Sentindo-se culpados por terem matado a professora de música, trs garotos aproveitam o período de luto escolar para tentar localizar os parentes da falecida para desculpas. A misso acaba aproximando o trio, cada um deles de um currículo familiar .

Esse filme tem qualidades peculiares do cinema argy comeou , no do Palácio dos Festivais. Foi filmado na província de Mendoza, e tem contribuio gaúcha. Estamos felizes e agradecidos por estarmos em Gramado.

O do Palácio dos Festivais voltou a de fs para a do ator Caco Ciocler, que veio para a primeira projeo pública de Esse ninguém me . O documentário alinhava uma série de depoimentos de herdeiros de imigrantes judeus e de pesquisadores para o período em que Aracy Moebius de (1908-2011), do Guimares Rosa empoa em que trabalhava diplomata, ajudou famílias inteiras a escaparem da Alemanha nazista.

Na década de 1930, quando o trabalhava no consulado em Hamburgo, Aracy, ento do departamento de passaportes, driblou o de Hitler e conseguiu vistos para que dezenas de judeus e seus parentes pudessem o país. Diferentemente de Outro serto, documentário de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, o mesmo período, só que do de das iniciativas do de serto: Veredas, produo vencedora do prmio do júri do Festival de Brasí do ano , o filme de Ciocler se apóia quase que no de entrevistas para a cmera.

Os vencedores do 42 Festival de Gramado sero conhecidos na noite deste sábado (16), em cerimnia no Palácio dos Festivais.

*O repórter viajou a da organizao do Festival de Gramado

MFrancisca

Status: Offline

Voltar para Cultura