Mesa de tom político na Flip tem críticas a Ob

Mesa de tom político na Flip tem críticas a Ob

Mensagempor RElisa » Sáb Ago 02, 2014 10:16

Mesa de político na Flip tem críticas a Obama, Brasil e Israel

PARATY - O dia das mesas de cará mais político da Literária Internacional de Paraty (Flip) comeou com discursos em da liberdade, críticas aos governos americano, israelense e até e a constatao de que certos tipos de crimes, cometidos por pessoas influentes e abastadas, passam impunes. Num intitulado Liberdade liberdade, o Glenn Greenwald e o cineasta Charles Ferguson, ambos nascidos nos EUA, ambos reconhecidos por investigaes práticas escusas do e de instituies americanas, sintetizaram em de uma hora e 20 minutos algumas das preocupaes do nas últimas décadas.

Os debatedores foram chamados de pedras no sapato do americano da Flip, Paulo Werneck, em sua apresentao. Coube também a Werneck mediar o , já que a Lucia Guimares teve uma indisposio e no pde estar presente o mesmo ocorrera na sexta-feira, na de Michael Pollan. Werneck lembrou uma declarao feita ontem presidente americano, Barack Obama, em decorrncia das acusaes que a CIA espionou computadores do Senado para obter informaes uma investigao de praticada por agentes americanos após o 11 de Setembro. Na ocasio, Obama reconheceu que os EUA torturam algumas pessoas.

Liberdade, liberdade, com Charles fergusson () e Glenn Greenwald ( ), mediada por Paulo Werneck - André Teixeira / Agência O

A resposta de Greenwald, o que revelou em reportagens o esquema de espionagem praticado pela National Security Agency (NSA) ao do , inclusive grampeando telefones de autoridades estrangeiras, foi enfática:

Foi uma ameaa ao Senado americano. E Obama ainda admitiu que houve , a com que ele fez isso fez que no foi um , se ele estivesse justificando a .

, Obama também foi por Ferguson. O cineasta americano é responsável por (2010), filme que deu a ele um Oscar de melhor documentário, e no qual detalhou a crise financeira de 2008, com destaque para revelaes a corrupo das instituies financeiras dos EUA.

O que aconteceu na economia no foi um acidente, no foi um , foi um , um de . E o presidente Obama, quando perguntado o , disse que muitas coisas ruins acontecem e que, no havia provas, podia ser . Obama estudou em Harvard. Ele sabe que está mentindo afirmou Ferguson, o primeiro do Oscar a participar de uma Flip.

A saiu dos EUA e veio para o Brasil quando Greenwald tratou da situao atual de Edward Snowden, ex-funcionário da NSA que vazou documentos para as reportagens de Greenwald publicadas em jornais ao do , inclusive no . Hoje, Snowden vive na Rússia, para ser americano. Ele chegou a exí ao Brasil, até hoje no .

Todos os países que se beneficiaram das denúncias de Snowden tinham no a obrigao , a obrigao moral de seu . O Brasil no recebe Snowden porque parece estar mais com de os EUA do que com de ser espionado disse Greenwald.

O americano também criticou o que se dá terrorismo, elemento utilizado dos EUA para suas atividades de espionagem. E aproveitou para do atual entre Israel e a de Gaza.

Apesar de terrorismo ser usado , a no tem significado .Entre 75% e 80% das 800 pessoas que Israel matou em Gaza até o início da semana eram inocentes. nenhuma das pessoas mortas por palestinos durante esta era . Foram militares israelenses. Mesmo assim, há gente dizendo que o que inocentes representa a democracia, enquanto Gaza representa o terrorismo disse Greenwald.

Ferguson, por sua vez, comentou que seu próximo filme, já em , será , sustentabilidade e os desafios globais mudana climática. O cineasta lembrou ainda que interrompeu um projeto de documentário que faria para a rede CNN acerca de Hillary Clinton, ex-senadora, ex-primeira e ex-secretária de dos EUA, por presses.

asinei o , recebi uma ligao do de Hillary disse Ferguson. Eu adoro quando vejo que há pessoas querendo que eu no descubra elas. o de coisa que me incentiva.

RElisa
 
Status: Offline
Mensagens: 80
Registrado em: Sex Abr 01, 2011 07:55

Voltar para Cultura

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

cron
Política de Privacidade