Alberto da Costa e Silva vence Prmio Cames

Alberto da Costa e Silva vence Prmio Cames

Mensagempor tgloria » Sáb Mai 31, 2014 11:46

LISBOA O , diplomata e Alberto da Costa e Silva recebeu, hoje, o Prmio Cames, o mais a um de língua portuguesa da sua . O anúncio foi esta sexta-feira, em Lisboa, júri, por Rita Marnoto, professora universitária, José Carlos Vasconcelos, , e os escritores Affonso Romano de SantAnna, Antnio Carlos Secchin, José Eduardo Agualusa e Mia Couto, em 2013.

Foi um prmio , no estava em minhas cogitaes disse o , que fez questo de sua constncia e presena em Portugal e na África. um prmio que engrandece a história de um . Já foi atribuído para os nomes mais expressivos da língua portuguesa. A notícia me deu , embora eu ainda no esteja totalmente de que sou merecedor.

Instituto Rio em 1957 e membro da Brasileira de Letras, Alberto da Costa e Silva serviu diplomata em Lisboa, Caracas, Washington, Madrid e Roma, antes de ser na África. Participou de misses em Angola, Etió, Costa do Marfim, Camares, Togo, , Guiné, Senegal, Libéria, entre outros países. Aproveitando sua longa pela África, tornou-se um dos principais especialistas na e na história do continente, com obras A enxada e a lana: a África antes dos portugueses (1992) e A manilha e o libambo: a África e a escravido (2002). Seu último , Imagens da África (2013), reúne fragmentos de textos de viajantes estrangeiros que passaram pela regio, da ao século XIX

O moambicano Mia Couto, um dos membros do júri, lembrou a arte e elegncia com que o e desmembrou a memória da África. Já o angolano José Eduardo Agualusa, também do júri, afirmou que a atribuio Costa e Silva também para a África.

No creio que prmios sejam para países ou continentes, para a ao e a de um avalia Costa e Silva, em 1931. Porém, fico que me considerem um de africano e emotivamente africano.

Para o Antnio Carlos Secchin, ninguém melhor do que Alberto da Costa e Silva estuda e divulga, em nível, a confluncia cultural e histórica dos povos de língua portuguesa.

A isso se alia uma refinada expresso estilística em todos os gneros em que se expressa: o poético, o ístico, o ensaístico avalia. Sinto-me e por do júri que lhe concedeu por unanimidade o prmio, com toda justia.

Com a atribuio, o Brasil se torna o país com mais vencedores do Cames. Já so 11 premiados, incluindo nomes Dalton Trevisan, Ferreira Gullar, Autran Dourado, Joo Cabral de Melo Neto e Joo Ubaldo .

tgloria
 
Status: Offline
Mensagens: 86
Registrado em: Qua Abr 13, 2011 08:39

Voltar para Cultura

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

cron
Política de Privacidade