RIO - Para Fabian Marcaccio, uma precisa ser , no para espao, para mais . A menor feita argy radicado em York há quase 30 anos tem 15 metros de comprimento. A maior, . Trata-se de Paintant stories, em 2000 e ampliada para a Daros. no Rio, a ganhou mais 15 metros para, de serpentear pelos corredores da instituio, pela , uma curva no do pátio e, de , para da .
Com ao público neste sábado, Paintant stories (nome da e da exposio) foi para a coleo suía Daros Latinamerica Hans-Michael Herzog, em 2005, e exibida em sua , em Zurique que funciona técnica. Antes, tinha sido mostrada em Stuttgart e em Colnia, na Alemanha. Nesta última, a saía do prédio da e rumava em direo rua, se convidasse o público a entrar, segundo diz o artista.
Chamo o que fao de em urbana. Por isso, as obras so grandes. No para serem gigantescas ou espetaculares, para que tenham durao, para que abranjam toda a viso, periférica e , do . De alguma , as pinturas precisam ser grandes para , para dialogar com a arquitetura, para transies de conteúdo, para que no se transformem simplesmente numa de parede, que eu detesto, ou numa de cavalete, que tem suas limitaes explica Marcaccio, que veio ao Rio há de duas semanas a de instalar a e sua ampliao pátio da Daros.
Fumando um cigarro eletrnico, o artista discorre em a e suas complexidades, citando referncias Gerhard Richter ou Picasso. Diz que, se a clássica limitou o do ao cavalete, ele quer a percepo, de que a viso de cada um seja a da .
Paintant stories abre uma dedicada na Daros, que vai , nos próximos meses, de Luiz Zerbini (em abril), Guillermo Kuitca e Eduardo Berliner (juntos, em maio), Vnia Mignone e René Francisco (juntos, em julho).
Para sua gigante, Marcaccio usou , sobrepondo imagens coletadas na internet, e fez interferncias manuais, com pinceladas de silicone o que foi .
De 1990 em , comea a uma invaso ao corpo, com os avanos biogenéticos, os materiais orgnicos, as alteraes de , e a vive uma espécie de pós-humanismo. Para mim, é interessante essa transio, o que se passa com processos mentais, corporais e políticos diz Marcaccio. Me interessa a de a para o .