Morre o cineasta francs Alain Resnais, aos 91 anos

Morre o cineasta francs Alain Resnais, aos 91 anos

Mensagempor CHugo » Seg Mar 03, 2014 01:23

RIO - O cineasta francs Alain Resnais morreu na noite deste sábado, em Paris, " pela famí", anunciou Jean-Louis Livi, produtor de seus últimos filmes. Ele tinha 91 anos.

por filmes "Hiroshima, meu " (1959) e "O ano em Marienbad" (1961), até obras mais recentes " na boca, no!" (2003) e "Medos privados em lugares públicos" (2006), ele deixou um de 50 curtas e longas. Entre as obras conhecidas esto também "A acabou", "Providence", "Smoking e no smoking" e "Ervas daninhas".

em Vannes em 3 de junho de 1922, de um farmacutico, ele se apaixonou cedo pela literatura e cinema. Aos 13 anos fez seu primeiro curta-metragem. Comeou a em montagem de filmes e se voltou para o cinema de arte. Ao dos anos, vai firmando reputao documentarista, com curtas elogiados "Van Gogh" (1946), "Guernica" (1950) e "Gauguin" (1951). Ao da , recebeu cinco prmios César (dois de melhor diretor, trs de melhor filme), dois Ursos de Prata no Festival de Berlim, um Bafta, um prmio do júri em Cannes e trs prmios no Festival de Veneza - sendo um deles o Leo de Ouro para "O ano em Marienbad".

Apesar de ser um dos expoentes da Nouvelle Vague, cinematográfico francs que influenciou geraes, ele disse, em entrevista ao em 2010 ( época do lanamento de "Ervas daninhas"):

A diferena de idade fez com que eu no pertencesse Nouvelle Vague, tive boas relaes com o que foi mais tarde de Nouvelle Vague. No início nenhum de nós percebeu, a mudana é que as estrelas da Nouvelle Vague quiseram os hábitos técnicos, as temáticas e, , as condies de realizao de um filme. eu pertencia a uma mais tradicional. achei que estivesse modificando o cinema ou coisa no meu primeiro longa-metragem ("Hiroshima, meu ", em 1959).

No separa a da

O diretor foi homenageado recentemente na 64 edio do Festival de Berlim, em fevereiro, por seu último filme, "Aimer, boire et chanter" (que saiu com o Prmio Alfred Bauer - a filmes inovadores - e com o Prmio da Crítica Internacional Fipresci). Ele no compareceu ao evento porque estaria com de , por de um problema no . Durante o evento, Sabine Azma, sua esposa e atriz do filme (que as reaes de trs casais doena terminal de um ), falou em entrevista ao :

O Resnais sabe que a vai e a aceita. ele no separa a da . Por isso continua fazendo filmes, por esse seu .

Livi, que produziu os trs últimos títulos de Resnais, confirmou que o diretor estava em plena produo:

"Ele estava preparando, comigo, um outro filme, ele também era roteirista", afirmou, em .

A era um recorrente em sua . Seu filme anterior, "Vocs ainda no viram !" (de 2012), a reunio de um de atores que participaram, em montagens diferentes, da pea de um diretor de teatro recém-falecido. Além disso, em " ", de 1984, um se recupera após ser , e em Providence, de 1977, um reflete sua relao com a famí. O documentário "As estátuas também morrem", que ele dirigiu em 1953 com o (também) recentemente falecido Chris Marker, comea com a seguinte : "Quando os homens morrem, eles entram na história. Quando as estátuas morrem, elas entram na arte. Essa botnica da é o que chamamos de ".

Entre as primeiras reaes a sua , o ministro francs das Relaes Exteriores, Laurent Fabius, saudou "um , , mundialmente".

CHugo
 
Status: Offline
Mensagens: 96
Registrado em: Dom Abr 03, 2011 06:25

Voltar para Cultura

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron
Política de Privacidade