Em risco de estagnao, cinema espanhol é objeto de mos

Em risco de estagnao, cinema espanhol é objeto de mos

Mensagempor GCornelio » Qua Nov 06, 2013 08:18

Em de estagnao, cinema é objeto de no Rio

RIO Mais do que um mero do cinema atual, a Constelaes, que comea nesta -feira (7), no Espao Itaú de Cinema, com a exibio, s 21h, de 15 años y un día, de Gracia Querejeta, representa um de uma cinematografia em de estagnao. Montada em parceria com o Instituto de la Cinematografia y de las Artes Audiovisuales e da Fundao SGAE, ela reúne títulos de diversos gneros e temáticas, dirigidos por veteranos ou jovens realizadores, oferecendo um da de uma indústria já dilapidada pela crise econmica, que enxuga o do , ameaada pelos cada mais mais profundos cortes de incentivos do : em 2014, o cinema á um de 33 milhes de euros, 14% menos do que o disponibilizado em 2013.

A , que irá também para Buenos Aires, numa mais ampla, foi montada para a produo espanhola e no reao a essa crise. , certamente, ela é um exemplo de que essa presso do a indústria no se justifica diz o crítico José Carlos Avellar, que selecionou os sete títulos da seo priorizando produes inéditas e sem distribuio garantida no Brasil. Pela de talentos e de expresses representadas nessa seleo, fica que impor um freio a uma cinematografia to rica é uma atitude descabida. 15 años y un dia, por exemplo, foi pela Espanha para concorrer ao Oscar de filme .

Esvaziamento cultural

Celeiro de talentos os diretores Pedro Almodóvar (A que habito) e Alejandro Amenábar (Mar adentro) e atores do porte de Javier Bardem (007: Operao Skyfall) e Penélope Cruz (Para Roma, com ), a Espanha atravessa o mais crítico de um esvaziamento cultural que se arrasta por anos. o início da década , o país viu o seu mercado cinematográfico , perdendo salas (de 1.254 em 2001 para 841 em 2012) e espectadores (146,8 milhes em 2001, 94,16 milhes no ano ), situao agravada pela crise mundial de 2008. O golpe , no entanto, veio do próprio , que nos últimos trs anos aumentou os cortes no ao Fondo de la Cinematografia, o órgo que concentra as verbas destinadas a produo e promoo de filmes no país.

desse de no cinema, a produo tem amargado expressiva no número de projetos lanados. Segundo dados do Instituto de la Cinematografía y de las Artes Audiovisuales (ICAA), o número de longas espanhóis produzidos no país caiu de 151 em 2011 para 126 em 2012 os números o desempenho de 2013 ainda no esto fechados. Em funo da cada vez maior de recursos internos, muitos produtores e diretores esto buscando coprodues com outros países da Europa, e até mesmo filmando fora de lá, em territórios com infraestrutura e mo de mais baratos. De , o número de filmes espanhóis realizados em associao com estrangeiros subiu de 48 em 2011 para 56 no ano .

Operación E, de Miguel Courtois, que está na Constelaes, é uma coproduo com a Frana, por exemplo. cada vez mais buscarmos parcerias com países da Europa e até da América Latina, a argy, a Colmbia e o México. Nossa relao com o Brasil ainda é , porque a relao de seu país com o hispnico é limitada avisa Antonio Onetti, presidente da Fundao SGAE, que congrega autores e editoras espanholas. O problema é que o cinema depende das verbas do para filmes. eles querem o de financiamento, obrigando que os produtores busquem o setor . no temos na Espanha uma a Rouanet, que permite buscar das empresas.

Rejeio do público

do agravamento da crise no setor cinematográfico, um de realizadores se uniu contra o que chamam de desmantelamento do cinema . Diretores Fernando Trueba ( do Oscar de filme de 1993) e o produtor Luis Miñarro (Medianeras: Buenos Aires da era do ) chegaram a um coletivo Cineastas contra la Orden, resposta s novas regras de do , que distribui o montante do oramento para um número cada vez menor de projetos, priorizando o que chamam de filmes de . Ou seja, que resultem em de bilheteria, o que deixa de fora filmes experimentais e voltados para o de arte. O v no cinema um político, o que acho um trágico, atacou Trueba na espanhola.

Apesar da de arrecadao verificada em 2013 números do Instituto de Estadística informam que houve uma de 20,8% na arrecadao até julho , a bilheteria tem se em patamares menos desastrosos graas performance de filmes de gnero. Títulos a comédia La gran familia española, de Daniel Sánchez évalo, que arrecadou mais de 2 milhes de euros, e a animao Justin e a da , de Manuel Sicilia, que faturou mais de 600 euros na primeira semana em , lideram o ranking das produes espanholas mais vistas neste segundo semestre.

o sucesso de um filme no é, necessariamente, medido número de ingressos vendidos, explica Pablo Berger, diretor de Branca de Neve, uma moderna do infantil, por de 300 espanhóis, ganhador de 13 prmios Goya, o Oscar .

Na Espanha, números esses significam um sucesso , porque tm o referendo de prmios e da crítica. íamos mais, ainda há de rejeio do público cinema .

GCornelio
 
Status: Offline
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Abr 12, 2011 12:17

Voltar para Cultura

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron
Política de Privacidade