RIO - Considerada uma das autoras de livros infantojuvenis do Brasil, a escritora e tradutora Tatiana Belinky morreu na tarde deste sábado (15) em So Paulo. Ela estava internada há 11 dias no Hospital , que no divulgou a da . Segundo a famí da escritora, o está marcado para as 14h deste domingo (16), no cemitério da Vila Mariana, na paulista.
Autora de mais de 250 livros, Tatiana nasceu em So Petersburgo, na antiga Uniso Soviética, em 1919, e aos 10 anos sua famí mudou-se para o Brasil, onde fixou residncia em So Paulo. Entre seus livros prediletos está o autobiográfico Transplante de Da Rua dos Navios Rua Jaguaribe (editora Moderna) e de poemas Limeriques do bípede (editora 34).
Considero a Tatiana uma tradutora, que fez um inigualável vertendo e adaptando os escritores russos, , para as crianas. Além disso, enveredou nonsense, recriando limeriques para os pequenos elogia Dirce Waltrick do Amarante, tradutora e autora de As antenas do caracol: notas literatura infantojuvenil (Iluminuras, 2012).
Em 2009, Tatiana foi eleita para uma das cadeiras da Paulista de Letras, ao lado de outra autora infantil, Ruth Rocha.
Ela era uma adorável, , engraada, e sociável. E era uma , que deixou uma contribuio para a literatura para criana. A notícia da dela me abalou lembra Ruth.