Unesco: qualificao de imigrantes no Brasil é melhor q

Unesco: qualificao de imigrantes no Brasil é melhor q

Mensagempor CCarolina » Ter Nov 20, 2018 12:02

Unesco: qualificao de imigrantes no Brasil é melhor que a dos brasileiros

RIO - Com um em cada cinco estudantes de 15 anos no sendo imigrante ou de imigrantes, o impacto do fenmeno na educao foi o do Relatório de Monitoramento Global da Educao 2019, promovido pela Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a (Unesco). Os dados mostram que o escolar é maior entre os imigrantes do que entre os nativos e que o preconceito é uma barreira na dos estrangeiros. No Brasil, o percentual de imigrantes com é 26,9% maior do que dos nativos e, mesmo asim, ele é menos para o mercado de . LINKS REFUGIADOS

Existe uma viso de que os imigrantes que fogem de perseguies e desastres possuem um nível de educao. Isso no é . Se voc investiga a formao dos haitianos que vieram para o Brasil, muitos tinham . Entre os venezuelanos, a mesma coisa. para longas distncias é uma deciso difícil, geralmente quem a toma tem uma escolaridade maior diz Rebeca Otero, coordenadora de educao da Unesco no Brasil.

o de Carillo, venezuelana que veio para o Brasil para da crise econmica em seu país. Formada em engenharia e com experincia na área, ela no conseguiu no setor no Rio. Atualmente, dá aulas de .

Tive em na minha área, já sabia que seria assim. No acho que é por . também há uma crise. também acho que existe . As pessoas acham que a gente no é . avalia , que destaca a solitária para o Brasil. Consegui de Caracas e vir para um o Rio, a minha famí no conseguiu. Eu tinha um dinheirinho e decidi recomear minha . , estou no período de reconstruo.

Jovens vulneráveis

Se para pessoas formadas a existe, para aqueles que ainda esto em de formao é ainda mais difícil. Na Unio Europeia, regio que vive o da crise dos refugiados, vindos em sua maioria do Médio e da África, o escolar é de 10% entre os nativos, de 19% entre os imigrantes. Nos países com per capita mais baixas, o piora: 11% das crianas e jovens refugiadas de 5 a 17 anos esto matriculadas em instituies de .

Isso demonstra que é necessário um esforo de políticas educacionais para imigrantes da educao básica profisionalizante. necessário em quatro pilares: um programa de primeira infncia; alfabetizao e de língua para imigrantes; política de adaptao e imerso cultural; e educao financeira pontua Rebeca Otero, da Unesco Brasil.

A educao financeira é uma para imigrantes terem mais controle suas finanas e em empreender. O Comissariado das Naes Unidas para os Refugiados (Acnur) trabalha com cursos para público. o da angolana Amé (nome ), que sonha em ser modelista e iniciou, em So Paulo, formao técnica em costura. Ela que já aprendeu a importncia de investir.

Quero um dia meu próprio negócio, sem investimento é impossível. que vou me lembro que tenho um e que, para alcaná-lo, é .

Otero sublinha que os esforos indicados relatório apontam para o investimento em diferentes frentes, que no se pode o foco nas crianas.

um vulnerável. Em países com baixa, 75% das crianas imigrantes foram diagnosticadas com estresse pós-traumático devido ao de deslocamento. analisa.

Os deslocamentos também trazem outro educacional para o Brasil. Na maior do , estudantes de área que migram para cidades acabam tendo uma educao mais regular, ou seja, sem interrupes, e na idade certa. No Brasil, isso é . No Nordeste, , 25% dos que migraram durante o básico passaram a se alunos irregulares. entre aqueles que ficaram em seus municípios, o percentual cai para 11%.

CCarolina

Status: Offline

Voltar para Educação