RIO - Aprendi que quem tem um deve por ele. O trecho da de uma aluna do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, de Japeri, tem tudo a com a história da destinatária, a professora de Educao Artística, Peter Jean Cohen. Há pouco mais de anos, ela deu início a um de educao que ia além do dos bancos da de . Hoje, ela tem até mesmo um ateli pú batizado com o seu nome.
Veja Também
A história comeou com a insatisfao da professora com as suas próprias aulas. Sem ao o a para que o seu método de ficasse mais , Peter foi ao cinema. E levou seus alunos .
Esse negócio de escrevendo tudo o que o entediava a eles e a mim também. Decidi daquela mesmice e levar os alunos para um filme. Fui diretora autorizao, consegui com uma rede, em Nilópolis, para exibio gratuita e, com a Supervia, um só para essa nossa . Levamos alunos no total, e o mais foi que só dois deles já tinham ido a um cinema. Aquilo era para quase todos lembra.
A experincia extraclasse foi to sucedida que o colégio comeou a outros passeios culturais. Peas de teatro, shows e exposies foram os novos destinos. E a emoo dos alunos, ao diferentes maneiras de arte, foi . que Peter, que também é , decidiu seus conhecimentos na dana com eles.
Dava de jazz e balé. , com o do número de alunos no colégio, acabei perdendo a , em que ensaiávamos. no fiquei . Fui capacitar em outra atividade .
Num de , Peter dava os primeiros riscos do que viria a se o projeto Multiarte. Tudo o que ela aprendia nas aulas num ateli, ela repassava aos alunos. A , que comeou com guache, virou coisa séria, ganhou tinta óleo e público.
Na primeira exposio que fizemos, na Associao de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Japeri, foi um sucesso. Vendemos todos os quadros. E o melhor: a verba no foi para a direo da nem para a professora. O foi todo para os alunos, que produziram as peas. O segundo evento que participamos foi no ateli em que fiz o de . Lá, também vendemos todos os quadros. Fiquei orgulhosa comenta a professora, que, após muitas outras conquistas com o projeto, ganhou um espao para novos artistas plásticos. Ficamos em primeiro numa premiao da Marinha, na infanto-. E adulta, em que eu e uma aluna minha disputamos, ela ficou em terceiro e eu no ganhei alguma. O que eu ganhei mais do que . Lanamos um Japeri, recentemente, o do nos cedeu um , onde hoje funciona o Ateli Professora Peter Jean Cohen. Uma para Japeri.
Com o espao, Peter no para de talentos. Seus alunos já conquistaram os primeiros lugares em premiaes na República Tcheca e na China. Para ela, o desse , que comeou com uma ida ao cinema, parece um de fadas.
alunos, recebendo por suas obras e ajudando os pais nas compras de . Parece história de filme, é o da sendo alcanado por um .