RIO - Celso Gomes e Sheila Castanheira ainda no sabem onde seu , Daniel, vai no ano que vem. Ele á 6 anos no dia 2 de abril de 2015 e, segundo uma resoluo do de Educao (CNE), as crianas que alcancem essa idade até 31 de maro podem ser matriculadas no primeiro ano do . Daniel está no último da educao infantil, antiga pré-, e tenha de repeti-lo em 2015. que os colégios que seus pais tm procurado insistem: a tem de ser cumprida.
Veja Também
- Menino de 10 anos se forma no ensino médio e já está na faculdade
- Professores de pré-vestibular fazem paródia de Beijinho no Ombro
- Crianas percebem quando adultos mentem ou omitem informaes
- Adolescentes que tentam parecer descolados envolvem-se mais em crimes quando crescem
- Justia autoriza nome fictício de me em certido de criana no Recife
- Divórcio dos pais pode causar obesidade dos filhos
uma fixao rigorosa. O Daniel vai por dois dias . Entendo que no se deve as fases do , penso que os casos deveriam ser pensados individualmente. Tive problemas para o colégio do meu antes mesmo do , porque as escolas já demonstravam resistncia devido ao seu aniversário relata Sheila.
O de Daniel ilustra uma situao vivida por inúmeras famílias com filhos aniversário supera em poucos dias o pela resoluo. O próprio CNE sugere que pode negociao com as escolas em casos específicos, de crianas precoces. o órgo esclarece que criou a barreira com em critério científicos e no af de uma normatizao da questo. que, se dependesse de muitos pais, a idade de alfabetizao seria antecipada sem controle, o que especialistas so quase unnimes em .
Mesmo asim, muitos pais no se conformam e recorrem Justia, por de aes individuais ou públicas, a de a escolar da criana. Acionado por famílias, o Ministério Público já conseguiu invá a resoluo do CNE em 12 estados, o Rio entre eles.
POUCA PROBLEMA
A questo do início da alfabetizao vai além de uma . Enquanto responsáveis reivindicam o de a idade em que seus filhos comearo a e a na , educadores e psicólogos afirmam que a de na compreenso de conceitos e a agitao infantil podem dificuldades e até mesmo diagnósticos equivocados o de transtorno de déficit de ateno e hiperatividade (TDAH).
O gera comoo entre os pais, que já tm aliados no do . Esto em trmite no Congresso menos que 11 projetos de esse , sendo que a maioria deles flexibilizar as regras do CNE. Para muitas famílias, seria um alívio. Hoje, as principais escolas particulares do Rio, cujas vagas so concorridas, usam a data critério para alunos na alfabetizao. Em colégios públicos, os editais de seleo já impedem negociao para a de crianas que esto na mesma situao que Daniel.
No vou conseguir nem matriculá-lo para sorteio em colégios particulares ou públicos de por ele dois dias da data afirma Sheila.
Pedro Schneider também já enfrentou o mesmo problema quando sua filha, Raquel, teve que um ano para se matricular no com seis anos completos. Ela faz aniversário em 22 de maio, e a própria , na hora da matrícula, afirmou ser obrigatório ela em uma série . O , no entanto, no v esse .
O problema, para mim, é em relao ao de cada . A Raquel convive com crianas quase um ano mais novas. Isso faz diferena se no houver um diferenciado para cada o que há na dela, uma que no é para todos. , acho que as coisas se invertem . Até de que ela entrará numa com mais experincia de afirma Pedro, que acredita ser uma . Seria difícil para a um com os pais de cada , no daria .
Por de aes do Ministério Público , a data foi derrubada nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Minas Gerais, á, Pernambuco, Roraima, Rio do , Rio de Janeiro e So Paulo, além do . Com isso, em tese, foram gerados precedentes para que escolas aceitem crianas com menos de 6 anos no primeiro ano do . Especialistas e entidades, porém, criticam a flexibilizao.
Ao a data, a escolarizao é feita antes da de da criana, e isso pode uma série de problemas na formao escolar do , estresse e desacompanhamento na turma. No se pode a curiosidade das crianas. Uma antecipao pode ser, no , um afirma Moacir Feitosa, presidente da Cmara de Educao Básica do CNE e que enfrenta o mesmo em . Sou de trs filhos e av de cinco netos. Já escuto meus filhos falando que querem a escolar dos meus netos. O pais esto ansiosos e, muitas vezes, acham que os filhos deles so superdotados ou precoces, esses so casos raros.
Segundo Moacir, há resolues para o educacional de crianas que so precoces, e isso fica a de avaliaes das escolas. Para o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de do Municí do Rio de Janeiro, Edgar Flexa , é funo de cada instituio prestar orientaes aos pais, e o no poderia intervir nesta relao:
O colégio tem que um aconselhamento aos pais para definir a do na alfabetizao. A data para a do é uma questo periférica, no se pode ser to rigoroso, até porque é uma ao que pode privao do ao . Toda restrio neste é negativa.
Em So Paulo, Roberta Coraccini no teve problema para matricular seu no com cinco anos.
No entrei na Justia nem . Ele já estudava na , e foi . As mes de amigos dele também no tiveram problemas, acredito que por no exista esse de questo afirma Roberta, que mora no bairro do Tatuapé.
A pode ser um a prazo que gera um no , segundo especialistas. A diretora pedagógica no Colégio Sarah Dawsey, no Rio, é outra a que a criana precisa de para ser alfabetizada:
A alfabetizao é para o sucesso de sua trajetória escolar. A dos 6 anos é feita pela questo da e no pode ser negada. Quando é , percebemos que a criana vai ficando cada vez mais estressada. O precisa , e isso só ocorre com uma determinada .
CRIOU-SE UM PROBLEMA QUE NO EXISTIA
Para a psicóloga Beatriz de Paula Souza, do setor de Orientao Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo, o de é masificado, quando deveria que os indivíduos no so iguais.
No psicológico que fao com estudantes, vejo desigualdades no escolar. Existem crianas que esto em séries avanadas nem tm constituio física para isso. Nesse ocorrem problemas , no conseguir se na por ela ser . s vezes elas no conseguem sentadas e focadas por . Acabam sendo vistas imaturas, no é isso. Criou-se um problema que no existia pondera.
Para Beatriz, esse pode avaliaes psicológicas equivocadas:
Essas crianas acabam sendo candidatas a medicalizao. No conseguem paradas, e tem de serem classificadas hiperativas ou portadoras de TDAH quando, na , so saudáveis.