Falta de licenciatura atinge 35% de professores do ní

Falta de licenciatura atinge 35% de professores do ní

Mensagempor FThiago » Sex Mai 09, 2014 09:38

Falta de licenciatura atinge 35% de professores do nível

RIO - Contrariando a de Diretrizes e Bases da Educao, segundo a qual professores que atuam a do 6 ano devem nível em de licenciatura, do Todos Pela Educao com dados do Escolar de 2013 que mais de um tero (35,4%) dos docentes do tm bacharelado. No médio, a é de 22,1%. E, mesmo entre os que tm licenciatura, nem ela corresponde disciplina em que atuam. No , so 67,2% os professores que detm o título de outra área; no médio, 51,7%.

Em janeiro, O publicou um pela UniCarioca que que 20% dos alunos do médio no Rio pretendem cursar licenciatura, sobretudo devido s baixas remuneraes no magistério. Além disso, segundo dados do Ministério da Educao, a quantidade de alunos concluindo licenciaturas caiu 16% de 2010 a 2012.

Se há especialistas e profisionais que criticam a de formao específica dos docentes, defendendo que o de ferramentas pedagógicas influencia diretamente na do , há também quem sustente que uma boa formao é o único fator para resultar num .

quis ser

das escolas do Rio afirma controlar com o histó escolar dos seus professores. No entanto, há casos o de um pré-vestibular da Zona onde de 30% dos docentes no tm licenciatura. X., sócio da unidade, é em Engenharia Quí e comeou a aulas ainda na .

quis ser só . Muita gente acaba no fazendo licenciatura porque decola" e recebe muitas ofertas de . Ento, a licenciatura acaba em segundo . Para essa galera, ela até atrapalha X., que pediu para no ser identificado na reportagem por reaes negativas dos pais de alunos e também do Ministério da Educao.

De com o , o cursinho convoca jovens profissionais para um número de aulas. Os que tm desempenho so incentivados a cursar licenciatura . Para X., que é de Quí, o MEC deveria provas de certificao para gabaritado, independentemente da licenciatura.

A disciplina que ele leciona é a segunda com mais professores do médio sem licenciatura: 28,6% do total. Artes aparecem em primeiro (36,9%), e Física vem em terceiro (26,1%). Também no médio, 85,1% dos professores de Artes no tm licenciatura na área em que lecionam. Já em Física so 80,8% sem formao específica; em Filosofia, 78,8%.

Joo Paulo Rangel, de 35 anos, tem licenciatura em Sociologia e dá aulas de Geografia. Ele critica a limitao da docncia área de formao.

Quando o é antenado e tem uma formao só, consegue dialogar com diferentes disciplinas. O treinamento , o é o de opina Rangel, que leciona em trs escolas particulares do Rio.

Professora da rede estadual do Rio 2009, Y. discorda. Formada com licenciatura em Biologia, ela dava aulas de Quí, até o ano , para a horária de 16 horas semanais exigida por :

Fico desconfortável em aulas de outra disciplina. Mesmo sabendo o conteúdo, me faltavam ferramentas pedagógicas específicas. A ficava massante.

Poucos docentes, poucos licenciados

O de Y. se afina com o de Suely Druck, professora da Universidade Fluminense (UFF) e uma das criadoras da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para ela, a formao dos professores brasileiros tem impacto na da educao do país, que define uma tragédia .

A questo da formao é seriíssima. Há professores que no conhecem determinados assuntos e tm de ensiná-los. Ensinam pondera.

Suely afirma que a proporo de docentes sem formao específica está relacionada ao número de professores com licenciatura. A professora calcula que, a cada alunos que entram na graduao para professores de matemática, só 20 terminam.

So muitas vagas para poucos candidatos, e muitos entram tirando quase na disciplina. So alunos despreparados, que no sabem coisas básicas. No gostam e nem tm por matemática. Por isso, boa se perde .

O educador Mozart Neves Ramos também ateno para o déficit de professores. Segundo ele, no médio, faltam de 250 docentes no Brasil. Para ele, porém, licenciatura no é de :

Mesmo os poucos que se formam ainda esto distantes da de no de que no dominam a prática do , sobretudo nas escolas públicas. O é técnica pedagógica.

O MEC informou que tem investido em acordos entre redes de e instituies de e cita o de Fortalecimento do Médio, regulamentado por portaria ministerial em novembro do ano . Um dos objetivos é valorizar a formao continuada de professores.

FThiago
 
Status: Offline
Mensagens: 101
Registrado em: Qui Abr 07, 2011 05:35

Voltar para Educação

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes

cron
Política de Privacidade