RIO - A catarinense Isadora Faber, de 14 anos, está contando os dias para o lanamento do seu primeiro Diário de - a (Ed. Gutenberg). A , que ganhou em junho de 2012 ao , no Facebook, as mazelas da em que estudava, em Florianópolis, está concluindo mais projeto. A , com lanamento no dia 16 de maio na catarinense, detalhes da da , antes e durante a elaborao do seu Diário de , que, ao as falhas da pública onde estudou até 2013, ajudou a a de instituies de . Ela que levou um ano entre conversas, no da rede e a elaborao dos textos. O , , é de expectativa:
- Estou ansiosa, . Espero que as pessoas gostem. tinha escrito um , ento no sei será - , com a que lhe é característica. Ela diz que seu objetivo é conseguir mobilizar ainda mais pessoas, para que conheam sua história e se sintam incentivadas a pelos seus direitos em relao educao pública no Brasil.
Para o , Isadora ouviu seus pais, consultou dezenas de posts no Facebook e foi trocando informaes com a editora, que sugeria mudanas e adequaes. Além dos futuros leitores, a própria Isadora vive a expectativa , já que á participaes- na , com depoimentos de profisionais que acompanharam os desdobramentos da página na internet.
Na sua experincia no Diário de , Isadora tirou o sono de muita gente ao a da Municipal Mariz ázia , em Florianópolis. Ela lembra que do que denunciava na página da rede era atendido. uma maaneta com problema ou um ventilador até grandes conquistas, a da quadra esportiva. O projeto da se alastrou país e muitas pessoas se viram incentivadas a cobrar melhorias nas suas próprias instituies de .
- Acho que deu pra muita gente. Houve casos o de uma que me contatou Facebook e me disse que iria a graas ao Diário de .
Ela diz ainda que encontra muita gente dizendo coisas importantes educao pública nas palestras que dá Brasil. Isadora comenta que, ao contrário do que muita gente pensa, no domina o educao. Ela reafirma seu a época do diário: a única coisa que fiz foi cobrar o mínimo, que era uma pública de .
Rejeio
A , que planeja jornalismo, no se lamenta clima que teve que na em funo da divulgao das denúncias. A instituio aceitou a saraivada de críticas disparadas no Diário de .
- me apoiaram , mesmo assim resolvi . A inteira estudei lá. Foi , querendo ou no, porque as mudanas aconteciam. dei muita para as críticas, eu usava para refletir - , se dizendo na onde estuda o início do ano.
A me de Isadora, Faber, que acompanhou os passos da filha na elaborao do diário, diz que a está numa ótima e amadureceu com a experincia.
- Acho que ela conseguiu segurar a situao, quis .
A página de Diário de , atualmente, recebe denúncias de outros problemas em escolas públicas do país e serve para que a ajude e aconselhe outros alunos. Com 627 seguidores, ainda mantém o flego. A , no entanto, admite que, mesmo no tendo sido afetada sucesso do seu diário, ainda sente a ao alguma informao.
- Na hora de dá de , ainda assusta um pouquinho (risos).