RIO - No é de hoje que o do Vidigal, na Zona do Rio, é cultuado pela turma da cidade e por turistas do todo. de algumas das festas mais descoladas da cena, a regio de visual mais impressionante da favela, o Arvro, vai também um projeto e : a Vidigal, que comea a pelas mos do artista plástico Vik Muniz.
A do consagrado mundialmente por sua passa pela criao de um laboratório pedagógico com foco nas crianas em idade de alfabetizao. A construo da unidade já comeou, e os contatos com possíveis parceiros esto sendo tocados artista, que planeja estar com a em funcionamento até o final deste ano.
- O está mudando, e nossa educao no está acompanhando. Queria mais do que uma escolinha para crianas. O que quero é um projeto pedagógico com foco em imagem e tecnologia. quis com os pequenos. O que no público so programas e ideias executáveis que os coloquem protagonistas - ele comenta, durante uma visita s obras.
Vik afirma estar em contato, por exemplo, com uma professora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Edith Ackerman, estudiosa da de Piaget e que trabalha o método Reggio Emilia. Segundo esse , que teve na Itá do da Segunda , é investir, individualmente, nas habilidades em potencial demonstradas pelas crianas. O artista quer que a americana venha ao Rio essa e outras propostas pedagógicas a professores e especialistas interessados em projetos educacionais.
-Tenho e sei que o da pré- pode ser traumático e definidor. No início do a criana entra num de signos. Para mim, esse de simbólica deve visual, pela imagem - afirma o artista plástico, que cogita outro para ministrar aulas s crianas na , Carlos Saldanha, diretor dos dois longas da franquia de animao Rio e de A era do gelo.
Projeto integrado
O do projeto discorre a futura Vidigal se já visualizasse seu funcionamento. Uma espécie de do artista das obras feitas de demolio e recicláveis é o protagonismo infantil.
- A maioria das escolas produz consumidores de imagem e tecnologia. Isso cria na criana uma . Quando ela passa a que pode, também, uma imagem, uma animao ou uma história, e no , é interessante. Quero uma espécie de Bauhaus para criancinhas - brinca, em aluso de artes plásticas de na Alemanha em 1919.
Ele próprio tem bancado os custos iniciais da construo. Para o projeto, com a parceria da arquiteta americana Brenda Bello, que criou um integrado .
- Tenho uma limitao de espao. Teremos duas salinhas lindas, arejadas, tudo com tijolo - Vik explica.
Os critérios e limites naturais , em funo de se de um turístico, vm sendo acompanhados de perto pela Associao de Moradores do Vidigal.
- a á num do Arvro, conversamos com ele a e chegamos a um - diz o presidente da entidade, Marcelo da Silva. - projetos esse, para a . Há quem só esteja vindo para aproveitar a e uma .
Preocupao com gentrificao
Vik, que sido numa favela em So Paulo, também se diz com a gentrificao acelerada do :
- No adianta vir para cá, danar até de manh e : estive na favela. , os valores locais. Tem muita gente bacana fazendo coisas incríveis. Podemos nos e bons projetos.