Alunos brasileiros ficam entre os piores em teste de racioc&
RIO - Os estudantes brasileiros tm sérias dificuldades para resolver problemas de matemática aplicados . o que mostram os resultados de um teste do Programa Internacional de Avaliao de Alunos (Pisa), divulgados nesta tera-feira pela Organizao para a Cooperao e o Econmico (OCDE). O Brasil ficou com 38 colocao entre os 44 países participantes.
a primeira vez que a OCDE realiza teste, que buscou mais as habilidades cognitivas dos estudantes do que seu de conteúdo matemático. Participaram do de 85 alunos, todos com 15 anos de idade. Os adolescentes de Cingapura e Coreia do alcanaram as melhores pontuaes nessa avaliao. Veja o ranking no final da reportagem.
A pontuao média entre todos os participantes foi de 500 pontos, enquanto os brasileiros marcaram 428 pontos. Ainda segundo o relatório, 47,3% dos nossos estudantes tiveram performance considerada baixa. Menos de 2% foram capazes de solucionar problemas complexos.
Os alunos de 15 anos com dificuldades para resolver problemas sero os adultos de amanh lutando para ou um ", disse Andreas Schleicher, diretor de Educao da OCDE. "As autoridades e educadores devem rever seus sistemas de e currículos para os estudantes a suas habilidades para resolver problemas, cada vez mais necessárias nas economias atuais".
A OCDE é conhecida por , a cada trs anos, os resultados gerais do Pisa, que, na sua última edio, em 2012, avaliou estudantes de 65 países com provas de matemática, cincia e leitura. Divulgados em dezembro do ano , os resultados desses exames mostraram uma péssima para o Brasil. Apesar de uma melhora em matemática 2003, quando o Pisa comeou, o país estava na 58 posio, da média nas trs disciplinas.
A de matemática do Pisa já mostrava as dificuldades dos alunos brasileiros com problemas que pediam raciocínio lógico e conhecimentos básicos da disciplina. 33% dos alunos de 15 anos do país conseguiram resolver questes com o de mais . Para muitos especialistas, o problema está nos problemas de leitura. A maioria dos nossos estudantes no consegue o da questo.
Um alerta
A diretora-executiva da ONG Todos pela Educao, Priscila Cruz, lamenta o desempenho dos alunos brasileiros na avaliao, diz que os dados no surpreendem.
- Estamos falando de jovens de 15 aos, que esto no II ou no Médio. Pesquisas nossas mostram que, desse , 17% chegam ao final do ano tendo aprendido o conteúdo de matemática. , esse no nos surpreende - avalia.
Para Priscila, o traz um sério alerta o próximo desses estudantes, que chegaro em ao mercado de . Ela avalia que esses meninos no tm seu educao plenamente no país. Além disso, segundo a , a matemática é ensinada em de de totalmente descontextualizada da dos alunos
A análise do Todos pela Educao é de que o , de uma vez por todas, deve servir para a do e no para o repasse de conteúdo. Ela ainda atribui ao Congresso de pelos problemas no específico da matemática.
- O Congresso foi aprovando a de outras disciplinas, sem que as escolas tivessem , sequer, daquelas básicas, matemática e portugus.
Priscila Cruz ainda questiona a formao do de matemática no país e o de permanncia do em , que no passa de 3 horas por dia, em média.
- Temos que melhorar a formao do . Para se , no II, 35% dos professores da disciplina tm formao. E destes, muitos saem da sem preparo ou estratégias para a disciplina em de . Outro problema é esse período de permanncia do em . Acaba, , sobrando pouco para a matemática
Já o presidente do Inep, Francisco Soares, disse que os resultados colocam o Brasil numa posio inédita, atrás do Chile,
na América
Latina. Segundo, ele isso é de
políticas públicas que procuram investir na do currículo do
médio.
- Os
estudantes brasileiros se saíram particularmente em questes nas
quais o problema no estava explícito. Isso significa que esses
estudantes esto expostos
a uma vivncia educacional que os permitiu obter bons resultados - justificou Soares.
exemplo de políticas públicas, o presidente do Inep citou a
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, "uma
estratégia pedagógica que irradia um propício para o da
Matemática. Ele também exemplificou com de Médio (Enem), apesar de a ser destinada a alunos concluintes, que esto no 3 ano, mais velhos, , que a etária avaliada no Pisa:
- O Pisa exige do de solucionar
problemas da cotidiana, raciocínio lógico. E o Enem
isso. A questo
típica desse requer dos conhecimentos adquiridos (em
Matemática, Física, Leitura, Quí, etc.) para a soluo do
problema. Ento, certamente, essa posio do Brasil reflete isso.
Soares acrescentou o programa
Médio Inovador, outra estratégia do para as
redes de na
construo de um currículo dinmico e criativo que atenda s
expectativas da dos estudantes e amplie o de permanncia
deles na .
- O
Pisa está nos dizendo que o Brasil caminha com - disse Soares.
Veja o ranking
1 - Cingapura, 562 pontos
2 - Coreia do , 561
3 - Japo, 552
4 - China/Macau, 540
5 - China/Hong Kong, 540
6 - China/Xangai, 536
7 - China/Taipé, 534
8 - Canadá, 526
9 - Austrá, 523
10 - Finlndia, 523
11 - , 517
12 - Estnia, 515
13 - Frana, 511
14 - Holanda, 511
15 - Itá, 510
16 - República Tcheca, 509
17 - Alemanha, 509
18 - Estados Unidos, 508
19 - Bélgica, 508
20 - Áustria, 506
21 - Noruega, 503
22 - Irlanda, 498
23 - Dinamarca, 497
24 - Portugal, 494
25 - Suécia, 491
26 - Rússia, 489
27 - Eslováquia, 483
28 - Polnia, 481
29 - Espanha, 477
30 - Eslovnia, 476
31 - Sérvia, 473
32 - Croácia, 466
33 - Hungria, 459
34 - Turquia, 454
35 - Israel, 454
36 - Chile, 448
37 - Chipre, 445
38 - Brasil, 428
39 - ásia, 422
40 - Emirados Árabes, 411
41 - Montenegro, 407
42 - Uruguai, 403
43 - Bulgária, 402
44 - Colmbia, 399