Página 1 de 1

Ensino em horário integral aumentou 139% em apenas 3

MensagemEnviado: Sex Fev 28, 2014 01:57
por FAndre
Ensino em horário aumentou 139% em 3 anos

BRASLIA e RIO - O número de alunos de matriculados em escolas de horário mais do que dobrou nesta década, revela o da Educao Básica. De 2010 a 2013, o salto foi de 139%, passando de 1,3 milho para 3,1 milho. Só no ano , o foi de 45,2%, em relao a 2012. O de alunos contemplados com horário , em que as crianas ficam sete horas na , equivale a 11% do alunado de em escolas públicas e privadas no país.

O ministro da Educao, José Henrique Paim, destacou que a meta prevista no de Educao em análise na Cmara dos Deputados é atender 25% dos alunos da rede pública no prazo de anos. Para ele, o avano dos últimos anos indica que o país á condies de a meta. Do total de 3,1 milhes de matrículas em horário , 3,07 milhes so na rede pública, segundo o Inep.

Paim disse que o programa Mais Educao, do MEC, investe R$ 2 bilhes por ano em transferncias para estados e municípios ampliarem a escolar. Além do horário regular de quatro horas, segundo ele, as trs horas de atividades devem aulas de Portugus, Matemática e Cincias. Nas escolas onde no há salas suficientes para todas as crianas, o programa incentiva o de clubes, praas e sales de igrejas do bairro.

O Mais Educao tem meta 60 escolas em 2014. Ano , o programa chegou a 49 , superando a prevista de 45 . Segundo Paim, o Mais Educao é em de 5 escolas de médio, o que equivale a aproximadamente um dos estabelecimentos desse nível de na rede pública.

Coordenador da Campanha Educao, o político Daniel é cético quanto ao avano de matrículas anunciados no . No das escolas de , por exemplo, afirmou que muitas no obedecem projetos pedagógicos de :

Esse avano é sem dú , está mais do que provado que, no Brasil, a expanso do é feita em da . Muitas escolas com período oferecem oficinas dissociadas do projeto pedagógico, atividades esportivas, para a criana na .

Nas creches, Daniel lembrou que das novas matrículas tiveram em convnios com unidades que no so públicas, o que uma de ateno por do para o setor:

O fecha convnios com entidades comunitárias e confessionais, muitas ligadas a igrejas. No é um público; é uma expanso sem .

Com o da Embaixada da Frana, o início do ano letivo na rede estadual, o Ciep Leonel Brizola, em Niterói, é um dos 24 de médio do do Rio que funcionam em . O projeto é no de parcerias de Dupla . Em 2012, atendia a dois alunos, chegou a 2014 com 10 . Embora seja um , ainda atinge pouco mais de 1% do total de 900 estudantes matriculados.