BRASLIA - A menos de um ms da da 2 Conferncia de Educao (Conae), que reuniria 3,5 delegados de todo o país entre os dias 17 e 21 de fevereiro, em Brasí, o Ministério da Educao (MEC) decidiu o para novembro. De com o MEC, o motivo foi o preo cobrado pela GV2, que teria ficado em torno de R$ 17 milhes.
A GV2 é a empresa que realiza eventos do MEC. Ela foi contratada também Ministério da Saúde, em 2012, para evento epidemiologia em que a Controladoria- da Unio (CGU) apontou pagamento indevido de R$ 2 milhes.
O MEC informou que selecionará outra empresa, licitao, a de a 2 Conae, entre os dias 19 e 23 de novembro.
O da conferncia , que foi precedida de encontros municipais e estaduais, frustrou o Fórum de Educao. O fórum reúne entidades a Brasileira para o da Cincia (SBPC), a Confederao da Indústria (CNI) e a Confederao dos Trabalhadores em Educao (CNTE), além de organizaes no-governamentais e representantes do MEC.
Em nota divulgada nesta sexta-feira, o fórum lamentou o e disse que "tal ocorre por deciso administrativa" do Ministério da Educao. "Reconhecemos o prejuízo desta postergao", afirma a nota, mencionando que todas as etapas para a realizao da conferncia haviam sido cumpridas.
Segundo o MEC, porém, no á prejuízo ao educacional, uma vez que o objeto de discusso da conferncia é o de Educao (PNE), que ainda no foi no Congresso. A votao do projeto de do PNE está atrasada e só será retomada pela Cmara em fevereiro.
O ministério espera que, até novembro, o Congresso aprove o PNE e que uma empresa já tenha sido contratada para a conferncia. O MEC á as passagens aéreas, a e a alimentao de todos os participantes da 2. Conae.
Procurada , a GV2 informou que no foi avisada o da conferncia nem a deciso do ministério de outra empresa.