RIO - A pesquisadora Claudia Stella tem doutorado o impacto da priso materna na escolarizao dos filhos. Em entrevista ao , ela explica que é que a criana estabelea novos vínculos. Segundo a estudiosa do , no Brasil, a me é a maior responsável por tudo. Leia os principais trechos da entrevista a .
O : Qual o impacto da priso da me na escolar dos filhos?
CLAUDIA STELLA: Mensurar é difícil. Na maioria dos casos, no sabemos onde esto, com quem esto. No Brasil, a me é a maior responsável por tudo. E é a ausncia de alguém para assumir esse papel que gera impacto no de escolarizao das crianas, segundo os jovens adultos, filhos de mes presas, que ouvimos na . Mesmo com a da do convívio com a me, muitos conseguem um vínculo novamente com avó, madrinha. O problema é quando a criana no tem . Aí, pode patologias. Pode se desinteressar pela .
O preconceito atrapalha esse escolar?
O que interfere nem é o preconceito. Porque esses filhos, em , vm de comunidades onde o aprisionamento é . A minha hipótese , inclusive, era o preconceito. foi refutada pelos resultados de pesquisas. Na , eles já tinham essa vivncia.
O que fez diferena na desses jovens adultos, ento?
Percebemos que, se essa criana tem a sorte de a maternagem, isso faz a diferena. Alguns meninos tiveram uma avó presente. O que mais prejudica a criana com a me presa so as muitas guardas. Um ano com a madrinha, um com a tia, outro com a bisavó. Para estar matriculado na , seria melhor estar no . Lembrando que os dados que temos apontam para o de que 10% dos filhos de mulheres presas ficam com os pais.
a que está presa consegue controle a escolar, a matrícula do ?
Ela tem que a do presídio. As informaes precisam estar disponíveis. há de uma de controle no Brasil.
nos abrigos, a é ?
O Ministério Público é que controla isso. O que acho é que a criana deveria ser em considerao já no da me.
O que se depreendeu, na , a história escolar dos jovens com mes presas?
A priso materna pode a criana em situao de vulnerabilidade, interferindo na socializao promovida na .
A é da convivncia da me presa com os filhos? Isso influencia em seu escolar?
Experincias americanas mostram que o exercício da maternidade no cárcere reduz a reincidncia da no . Esses autores apontam: mesmo que exista uma separao , se a criana tem alguém com maior, tem de se . Em benefício da criana, advogo a permanncia até os 3 anos. Seria o mais para o da criana.