Página 1 de 1

Tese ganhou visibilidade após Nobel

MensagemEnviado: Qua Jun 12, 2013 06:10
por AMafalda

RIO - A de que o papel da é mais do que simplesmente disciplinas do currículo tradicional tem de , o argumento voltou com fora a ser no acadmico graas aos estudos do economista James Heckman, da Universidade de Chicago que foi premiado com o Nobel da Economia em 2000.

Um dos mais famosos estudos de Heckman avaliou o impacto de um programa para crianas em idade pré-escolar na década de 60 no americano de Michigan. Perry Preschool Project, a iniciativa consistia em a crianas de 3 a 5 anos, de famílias de baixa , um atendimento de antes do na .

O projeto é no acadmico por aos pesquisadores e por toda a dois grupos: os que fizeram do programa na infncia e os que, vindos de famílias com as mesmas características, no foram incluídos.

Por , a experincia foi avaliada um fracasso porque, após saírem do projeto, as crianas que haviam participado da iniciativa apresentavam o mesmo desempenho medido em testes de QI do que as que haviam ficado de fora.

Heckman e seus assistentes, no entanto, decidiram outras características e identificaram que, já na adulta, havia diferenas significativas entre os dois grupos em habilidades que ele chamou de no-cognitivas. Os jovens e adultos que, quando crianas, foram atendidos no projeto Perry apresentavam menores taxas de escolar, desemprego, envolvimento em crimes e . Eles também recebiam, em média, salários que os .

A concluso foi que, mesmo sem afetado o desempenho medido em testes de QI, o projeto Perry havia sido ao seus alunos os primeiros anos de a melhor em , maior controle de suas emoes e mais persistncia e organizao para tarefas.

O foi também por evidncias que surgiram a dos anos 90 em estudos da neurocincia. Eles mostraram que o recebido nos primeiros anos de era mais do que se imaginava para o do cérebro em áreas fundamentais , por exemplo, a de controlar as emoes e situaes de estresse.

Heckman, que publicou seus estudos e ganhou o Nobel, tem a tese da importncia de um atendimento de na primeira infncia. Ele se tornou também um dos críticos dos testes padronizados, que avaliam as escolas de com a nota média de seus alunos em testes de e matemática.