Enem 2013: MEC decide alterar pergunta inadequada sobre dom&

Enem 2013: MEC decide alterar pergunta inadequada sobre dom&

Mensagempor CCarolina » Sáb Jun 01, 2013 09:45

Enem 2013: MEC decide inadequada ésticas em questionário

RIO - Quase dois meses após a chamada "PEC das ésticas", que ampliou os direitos trabalhistas da , um questionário aplicado a candidatos que vo prestar o do Médio (Enem) em 2013 causou desconforto entre alunos, empregadas do e o Ministério da Educao (MEC).

No ato da inscrio, o que se candidatou ao Enem 2013 precisou a perguntas dados socieconmicos, a mensal familiar e a escolaridade. No entanto, o formulário tinha um que foi bastante criticado por alunos nas redes sociais.

Na questo número 7, o candidato deveria , dentre os itens na , quais ele possui de . Na relao, entre objetos TV, , aspirador de pó, automóvel e computador, surge a opo "empregada mensalista".

- um ato discriminatório porque nos reduziu a objetos. No foi perguntado se na do havia pais, filhos ou parentes. Só objetos e as empregadas ésticas. E o mais é que quem elaborou esse questionário so pessoas ligadas educao, formadores de opinio. Será que eles ensinam para as crianas que empregadas so utensílios ésticos? - questiona a presidente da Federao das Trabalhadoras ésticas (Fenatrad), Creuza Maria de Oliveira.

Em nota, o MEC reconheceu a da . O órgo afirmou que "o ministro Aloizio Mercadante considera que a da que se refere a trabalhadores ésticos é inadequada, e vai a de sua adequao, preservando os critérios técnicos, garantindo integralmente o queles trabalhadores".

O questionário é aplicado aos candidatos do Enem 1998. 2009, passou a ser preenchido pela internet. O formulário serve para o MEC o perfil faz o e, com nisso, políticas educacionais, cotas para universidades. O candidato deve , por exemplo, qual a familiar mensal, a escolaridade de seus pais e se trabalhou antes de prestar a .

- um , num em que a gente está discutindo a legislao das ésticas, o Enem compará-las a objetos. Essa é , porque o Brasil ainda tem heranas da escravido que parecem vincadas na terra - afirma uma candidata identificada Gabriela, que se manifestou contra o questionário com um post no Facebook.

De com a a socióloga Maria Salete Souza de Amorim, coordenadora do de Cincias Sociais da Universidade da Bahia (UFBA), a deveria sido feita separadamente.

- Dentre os itens apresentados constam objetos, no cabe o empregada mensalista. Seria necessário outra questo com outras categorias para essa informao - observou a professora.

Já para o da de Educao da Universidade de So Paulo (USP) Ocimar Munhoz Alavarse, em questionários socieconmicos, a polmica seria "exagerada". , de ambiguidades, a específica da empregada mensalista deveria sido feita separadamente.

- O 7 no necessariamente deve ser interpretado de bens materiais, pois " em sua " pode assumir no portugus a de , , etc., mesmo que o de Empregada mensalista no de utensílios ésticos possa a interpretaes teriam sido feitas por alguns candidatos. hipótese, poderia a "Empregada mensalista" separadamente - sugere Alavarse.

CCarolina
 
Status: Offline
Mensagens: 103
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 12:22

Voltar para Educação

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

cron
Política de Privacidade