Página 1 de 1

Computao na nuvem é próxima tendncia, diz espe

MensagemEnviado: Qua Abr 24, 2013 01:10
por OCelia
Computao na nuvem é próxima tendncia, diz em TICs

RIO - As cidades que vo sediar jogos da do tm vivido dias de obras. , além das estruturas de concreto e das mudanas viárias, outro trazido pelos grandes eventros esportivos que o Brasil cediará nos próximos anos vai impactar a educao do país: o das telecomunicaes. E, com ele, a computao na nuvem. o que Larry Johnson, CEO do New Media Consortium, entidade que reúne especialistas em edtech, e do Horizon Report, relatório internacional tecnologias emergentes que, 2012, passou a uma edio específica para o Brasil. Nos próximos cinco anos, vocs tero a de uma extraordinária virada nas TICs por dos investimentos em comunicao que esto sendo feitos, afirma o executivo.

Com todo esse esforo infraestrutural que vem sendo empregado na melhoria das redes de comunicao, afirma Johnson, o Brasil deve se , em , um provedor internacional de computao na nuvem. Essa é uma tendncia que já está chegando e, na educao, vai com que as pessoas tenham de comear a em políticas públicas a segurana dos dados dos alunos, diz o . Para ele, o país á de avanar nas discusses onde os dados dos alunos esto fisicamente e que de segurana será necessário .

O New Media Consortium existe a década de 1990, foi com seus relatórios que predizem o da educao que a entidade se tornou mais conhecida no início dos anos 2000. Todos os anos, os especialistas preparam uma série de relatórios, os mais esperados so os que trazem, anualmente, as perspectivas de edtech para a educao básica e para a educao . Mais recentemente, a instituio passou a análises detalhadas de algumas regies, Austrá e Singapura. o ano , o NMC comeou a um documento específico para o Brasil.

O Brasil é um país , responde Johnson, quando perguntado por que o New Nedia Consortium decidiu comear a relatórios específicos para o país. Vocs so um laboratório onde os grandes desafios que a educao do enfrenta hoje devero ser resolvidos em por , ressaltando o de no país uma intensa étnica e cultural das línguas indígenas coexistindo com o portugus até megacidades que no deixam a a megalópoles internacionais. O está interessado em o que está acontencendo , afirmou Johnson, que visitava o Brasil para uma série de encontros tendncias na educao promovidos pela HP.

Na primeira edio brasileira, divulgada no do ano , os especialistas do NMC apontavam as tecnologias que deveriam se populares na educao em trs diferentes espaos de : em um ano ou menos, entre dois e trs anos, e entre quatro e cinco. Apesar de a computao em nuvem, apontada por Johnson a próxima no da educao, no estar presente na em nenhum desses intervalos, duas das quatro ferramentas apontadas para o curtíssimo prazo já indicavam que o cloud computing poderia se : celulares e tablets. o Brasil seja o país do onde as tecnologias móveis so mais fortes, diz ele.

Para a brasileira, o NMC reuniu sua equipe de pesquisadores com especialistas brasileiros que, por meses, analisaram papers, estudos de e publicaes na mídia as tecnologias emergentes e os desafios enfrentados país. O trabalhou virtualmente e concluiu o relatório em setembro . Em novembro, o Firjan lanou a em portugus. Mais um relatório está para ano , com a computao em nuvem marcando presena na de tecnologias.