Alfabetizao está entre as aes prioritárias dos

Alfabetizao está entre as aes prioritárias dos

Mensagempor AClementina » Dom Jan 06, 2019 10:24

Alfabetizao está entre as aes prioritárias dos dias de

BRASLIA O Ministério da Educao (MEC) incluiu no de projetos prioritários para os dias de Bolsonaro uma ao específica na área de alfabetizao. A é métodos globais de a e , que costumam ser associadas construtivista de cognitivo, para o método fnico.

No fnico, a comea das letras e sílabas até s palavras. Nos métodos globais, o costuma ser , partindo de textos e experincias as funes da para se s letras e sons, focando na compreenso da leitura. Bolsonaro/Educao - 04.01

No Brasil, em se adota a abordagem construtivista, no há única. Especialistas divergem a eficácia da planejada e apontam que a combinao de diferentes técnicas com alfabetizadores formados é o mais .

Carlos Nadalim, em Educao que assumirá a de Alfabetizao, é um do método fnico. Em um blog que mantém educao, ele critica o construtivismo o "" do educacional .

Nas reunies do MEC, Nadalim já manifestou a inteno de focar as políticas da pasta em métodos de viés fnico. Entre a equipe, há a opinio de que as técnicas construtivistas tm cará "ideológico". Nadalim é do Olavo de , com quem aparece conversando em vídeo alfabetizao.

Ele faz propaganda em seu blog método educacional que aplica em uma de sua famí, em Londrina. O colégio recebeu o prmio Darcy de Educao, pela Cmara dos Deputados a experincias inovadoras, após uma campanha do Diego Garcia (Pode-RR), do " sem ".

Nadalim também dá dicas no site a pais que querem os filhos em . A educao domiciliar, no entanto, foi proibida até que haja com regras a modalidade deve ser regulada.

Embora o MEC no possa as redes municipais, responsáveis pela alfabetizao, a determinada técnica, tem o de formatar programas de nos moldes que quiser. Essas aes, em , oferecem -- verbas extras e pedagógico -- s secretarias de Educao, que para aderir aceitam as regras. A formao dos professores nas universidades públicas é outro da .

O alcance das mudanas, no entanto, é entre especialistas. Doutora em linguística aplicada e professora titular da Universidade de Campinas (Unicamp), Angela Klein considera um método para , considerando a das crianas no Brasil, e o construtivismo uma das práticas a serem consideradas.

No faz em um método versus o outro. Voc pode técnicas, porque o precisa aprender a , ao mesmo em que isso é leitura de textos, ao das funes da , com de bilhetes, do , do . Isso é absolutamente necessário se no da criana no há o , o , papeis para rabiscar diz Klein.

O psicó Joo Batista Oliveira, presidente do Instituto e Beto, afirma o contrário. Segundo ele, as técnicas alinhadas ao construtivismo, numa mais ampla de educao, pode atender as crianas que tm uma condio ável em . , tendo em a populao do Brasil, ele o método fnico.

O problema do construtivismo, que é uma filosófica sedutora, ideológica, é que no há metodologia. E quando voc aposta que o á o por si só, é uma com os de menor potencial cognitivo. Há estudos científicos apontando o fracasso da diz Oliveira.

Stella Maris Bortoni de Figueiredo, doutora em linguística e professora da de Educao da Universidade de Brasí (UnB), discorda. Segundo ela, após a " do construtivismo", os próprios defensores da abordagem mostraram que era " sílaba e ao fonema" para se resultados.

Os caminhos ligados ao construtivismo trazem uma inovao, que é o texto do , trazer a para aquilo que é familiar ao , mantendo o compromisso de ao fonema. Professores devem métodos globais e fnicos destaca.

Maria Helena de Castro, ex-secretária-executiva do MEC no , explica que os métodos fnicos tm sido usado em vários países, Austrá e Holanda, enquanto a Finlndia e Canadá adotam mais construtivista. , segundo ela, no é essa questo que define se o á adequadamente.

Depende mais do preparo de professores alfabetizadores e do a bons materiais didático afirma Maria Helena.

No será a primeira vez que o MEC tentará, no , uma política de alfabetizao. Ainda no Dilma Rousseff, foi lanado o Programa Alfabetizao na Idade Certa (Pnaic). O lanou o Mais Alfabetizao.

Os índices do país, porém, mostram o do problema: 54,7% dos alunos do 3 ano do tm nível em leitura. E 34% em , segundo dados de do MEC divulgados em 2017. Procurado, o MEC no retornou o contato.

AClementina
 
Status: Online
Mensagens: 151
Registrado em: Sáb Abr 02, 2011 08:00

Voltar para Educação

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron
Política de Privacidade