Veja as principais mudanas feitas pelo MEC na redao da Base

Veja as principais mudanas feitas pelo MEC na redao da Base

Mensagempor CCalista » Qui Dez 07, 2017 09:57

Veja as principais mudanas feitas MEC na redao da Curricular

shutterstock_426729337 (1).jpgRIO e BRASLIA- Uma reviso da Curricular (BNCC) para a educao infantil e o , enviada Ministério da Educao (MEC) ao de Educao (CNE) na última quarta-feira, trouxe mudanas significativas em relao terceira do documento, divulgada em abril pela pasta. Páginas do texto, publicadas " de So Paulo", mostram que o ministério alterou substancialmente a abordagem questo de gnero e orientao sexual no texto e incluiu a discusso do uma das habilidades a serem desenvolvidas . BNCC 2

Além disso, apesar de a alfabetizao até o 2 ano do , o MEC detalhou o , explicando o que se espera que os alunos saibam ao da trajetória escolar. A redao feita MEC ainda está análise do CNE e pode ser alterada. Até o , já foram apresentadas menos 200 emendas ao texto pela pasta.

Leia mais: Governo tira meno a sindicatos da Base Curricular

Leia mais: Congresso quer definir Base Curricular

segunda-feira, o CNE está discutindo o documento que deve ser votado nesta -feira. , segundo o , há de que dos 24 conselheiros que compem o do pea , o que faria com que a votao fosse adiada para a próxima reunio do órgo.

E GNERO

No capítulo , que voltou para a BNCC após a deciso do (STF) de confesional nas escolas, um dos trechos inclui " as distintas concepes de gnero e sexualidade segundo diferentes tradies religiosas e filosofias de " na unidade temática "Crenas religiosas e filosofias de ". Os tópicos presentes na indicam a abordagem de um que em considerao diversas religies e no só uma. "Identificar práticas celebrativas de diferentes tradies religiosas" está para o 3 ano do . No ano seguinte, o texto também estabelece a de e divindades de diferentes religies.

GNERO E ORIENTAO SEXUAL

Em relao temática de gnero e orientao sexual, na de Linguagens há menos cinco modificaes em relao última da BNCC apresentada. A reviso do MEC altera, por exemplo, uma das habilidades previstas no eixo de Dana do 1 ao 5 ano do . Enquanto na redao anterior uma das habilidades era " as experincias corporais pessoais e coletivas desenvolvidas em , de a problematizar questes de gnero e corpo", a redao dada MEC determina que deve-se ", com e sem preconceito, as experincias pessoais e coletivas em dana vivenciadas na , para a construo de vocabulários e repertórios próprios."

Já para as diretrizes válidas do 6 ao 9 ano, também na de dana, uma das habilidades que determinava "Refletir as experincias corporais pessoais e coletivas desenvolvidas em ou vivenciadas em outros contextos, de a problematizar questes de gnero, corpo e sexualidade" passou a " as experincias pessoais e coletivas em dana vivenciadas na e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos". info-base nacional

Também houve mudanas em trechos que abordavam a temática na área de Geografia. No tópico "Descrio dos princípios do raciocínio geográfico", onde o texto dizia "Desse , a da Geografia favorece o da e das diferenas dos grupos sociais, com em princípios éticos ( sem preconceitos étnicos, de gnero ou de outro )", a reviso dada MEC suprimiu a gnero e adotou uma redao mais genérica:

"Desse , a da Geografia favorece o da étnico-racial, da diferena dos grupos sociais, com em princípios éticos ( e ao preconceito e violncia de ".

As alteraes na área de Cincias Humanas também apareceram na disciplina de História. No conteúdo relacionado ao 9 ano, um trecho construo de identidades "étnico-raciais e de gnero" foi totalmente . O texto " as dinmicas populacionais e as construes de identidades étnico-raciais e de gnero na história " foi substituído por " os aspectos relacionados ao fenmeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas." info-cne

Ainda em História, o texto exclui a que prope o de diferentes configuraes familiares. Na terceira , o texto previa que os estudantes do 1 ano devem "identificar mudanas e permanncias nas formas de organizao familiar, de a as diversas configuraes de famí, acolhendo-as e respeitando-as". a reviso do MEC retirou uma do texto, que ficou com a seguinte redao: "Identificar mudanas e permanncias nas formas de organizao familiar."

Na de Cincias, na unidade temática " e Evoluo", as diretrizes recomendadas para o 8 ano previam que uma das competncias desenvolvidas nessa deveria ser "selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimenses da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética) e a de , valorizar e a de indivíduos, sem preconceitos baseados nas diferenas de gnero". No entanto, o documento modificado MEC finalizou a recomendao após o parntese, excluindo totalmente o trecho que abordava a de valorizao da e ao preconceito de gnero.

ALFABETIZAO

O capítulo alfabetizao que na terceira já havia sido antecipada para o do segundo ano manteve essa premissa. Segundo o documento, "sistematiza-se a alfabetizao, particularmente nos dois primeiros anos, e desenvolvem-se, ao dos trs anos seguintes".

No entanto, a do texto relacionada alfabetizao veio mais detalhada que na divulgada em abril. No documento, o MEC explica melhor o que espera desse . Os eixos também sofreram pequenas alteraes. Antes, havia cinco eixos para a alfabetizao. Na redao do MEC, eles foram reorganizados formando quatro vertentes. O eixo "Conhecimentos linguísticos e gamaticais" na redao do MEC passou a ser "Análise linguística/ Semiótica". O eixo "Leitura" se transformou em "Leitura/escuta". No havia os eixos "" e "Educao literária", que no existem na . No último documento MEC o eixo passa a ser "Produo de textos". O eixo "oralidade" foi .

A da educao infantil para o fica mais clara com as alteraes feitas ministério, no trecho a :

"Embora, que nasce e na Educao Infantil, a criana esteja cercada e participe de diferentes práticas letradas, é nos anos iniciais (1 e 2 Anos) do que se espera que ela se alfabetize. Isso significa, que, nesses anos iniciais, irá o e a mecnica da /leitura..."

O texto também explicita no capítulo da alfabetizao quais elementos da educao infantil que servem para o letramento.

"As diversas práticas letradas em que o já se inseriu na sua mais ampla, asim na Educao Infantil, tais cantigas e parlendas e quadrinhas, e contos, regras de jogos e receitas, jogar games, experincias e experimentos, sero progressivamente intensificadas e complexificadas, na direo de gneros secundários com textos mais complexos", diz o texto.

CCalista
 
Status: Offline
Mensagens: 154
Registrado em: Qui Abr 07, 2011 10:29

Voltar para Educação

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron
Política de Privacidade