Redao dissertativo-argumentativo: o que a banca do Enem quer

Redao dissertativo-argumentativo: o que a banca do Enem quer

Mensagempor MJose » Qui Out 12, 2017 11:14

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Com o Enem batendo porta, é o de revisar os
conceitos de uma redao dissertativo-argumentativa. O texto
tem peso , produzi-lo vai toda a diferena na nota
final. Isso porque a produo textual quase metade do do e
do exigido pode a redao. Com isso, o primeiro para
o sucesso é o que o Enem espera dos candidatos.

Cobradas em boa dos vestibulares, as dissertaes
argumentativas tm características próprias que no devem ser ignoradas. Mesmo
sendo um de texto em exames do , muitos candidatos tm
dúvidas na da redao ideal para o Enem e no conseguem as
diferenas sutis entre o e uma dissertao .

A maioria dos alunos aprende dissertao, esse no é o
padro do Enem. O adendo argumentativa significa contextualizao e .
Esse no pede descrio do , é comentar o com
argumentos sólidos. A dissertativo-argumentativa no é só de
, é também de História, Geografia, Sociologia e até Matemática,
criando uma ponte entre as áreas de Joana Vieira,
professora e criadora do de redao que leva seu nome.

Para Carol Mendona, responsável site Portugus para
Desesperados, a do Enem exige dos candidatos uma sugesto de interveno
para problemas sociais. Nesse , o texto dissertativo-argumentativo
oferece mais oportunidades para os candidatos convencerem os corretores de seus
pontos de .

A questo do convencimento é na redao
do Enem. Além do texto , é que os pensamentos estejam
organizados de que o raciocínio do fique . Isso inclui
, citando autores e fatos históricos, com
coerncia pontua Carol.

Ao expressarem vises de , muitos alunos confundem o
do com um espao para opinies que violam os
direitos humanos, segundo Joana Vieira. A educadora ateno para a
importncia de respeitá-los na redao do Enem, assim para uma boa
dos argumentos escolhidos para o texto:

Para teses confiáveis e críticas, é
aos argumentos apresentados. A de interveno é mais
complexa que uma concluso. Nela, o tem a obrigao de
solues para problemas. A redao dissertativo-argumentativa espera que as
perguntas o que ?, quem? e ? sejam respondidas. Esse
detalhamento é um dos da boa argumentao.

Carol Mendona lembra ainda que os candidatos do Enem perdem
pontos por no listar os argumentos com , seja com poucos elementos de
coeso, seja usando exemplos sem abrangncia na brasileira.

Há textos cheios de ideias, sem conjunes e pronomes
nos lugares certos. As palavras devem ser usadas para mais aos
argumentos. Na de , alguns estudantes usam
exemplos em , alguns até específicos, que atrapalham a soluo de
problemas para todo o Brasil relata a professora.

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O de exemplos é pelas educadoras que
exige . Para Joana Vieira, notícias, contextos históricos, livros e
filmes na argumentao enriquece o texto e indica bagagem cultural,
certos fatos pode a redao dissertativo-argumentativa em uma
narrao.

Quando veem a de obras exemplo,
muitos candidatos passam a histórias,deixando de uma
dissertao e fazendo uma narrao. Um exemplo é o da aluna que usou o
Cinquenta Tons de Cinza, de E. L. James, para de violncia
éstica na mídia. Ela citou um em sem da
Enem completa a educadora.

Segundo Joana, muitos desses erros de estudantes apontados
por professores so da de as diferenas entre as
redaes clássicas e o mais dinmico do Enem, que espera dos candidatos
a de conectar problemas, consequncias e intervenes.

O segredo para a redao
dissertativo-argumentativa é o que está na do Enem feita
Inep. A produo deve ser multidisciplinar e intertextual. Em vestibulares
antigos, era necessário o , sem debates. Já o
do Médio pede essa de os pontos conclui Joana.

MJose
 
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