RIO - No cho do , livros. Na , o cenário é o mesmo. Apesar do incmodo de sua me, é o Gabriel Laurentino, de 16 anos, gosta de seu escolar: mo. do 2 ano do médio do Colégio Pedro II, campus Tijuca, ele ganhou a de ouro na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2013, entregue ano. : com a maior pontuao do Rio de Janeiro. O prmio, promovido pela Brasileira de Física, deu a Gabriel o passaporte que precisava para participar da seleo da Olimpíada Internacional de Física, que á em julho de 2015 em Mumbai, na ndia. Caula de quatro filhos de uma famí do bairro de Cordovil, Gabriel viajou para fora do país, e já sonha com a chance de o que sabe no continente asiático.
Veja Também
Ele é um diferencial, tem todas as chances de estar entre os cinco estudantes que iro para a ndia, e ainda trazer a para o Brasil. Inclusive, a pontuao que ele conquistou na Olimpíada contribui para que ele possa concorrer a uma bolsa de no exterior programa Cincia sem Fronteiras, do diz José Ricardo Campelo Arruda, coordenador estadual da OBFEP.
Com o de e visível , Gabriel que foi fascinado pelas cincias exatas. que, em 2010, ficou entre os 200 melhores estudantes do país na Olimpíada Brasileira de Matemática e, no ano , conquistou o primeiro na Olimpíada Interna de Quí do Colégio Pedro II onde estuda o 6 ano do .
So disciplinas que tenho , boas notas. Hoje, no tenho de qual seguirei, penso em Engenharia Quí. Nas cincias humanas já tenho mais dificuldades Gabriel, cuja menor nota no boletim do primeiro semestre deste ano é em Geografia, 9,3.
UM OUTRO
Apesar de só tirar boas notas e ser procurado pelos colegas de para tirar dúvidas, até por telefone, na véspera das provas, Gabriel no gosta de ser de nerd pelos amigos.
Levo a todos os jovens. A diferena é que a maioria acha que as cincias exatas so bichos-papes, e eu sou por elas. meus amigos, de mandando e recebendo mensagens no celular, de violo e, que posso, vou na da minha , em Pilares, da argumenta o , que nas horas vagas ainda é coroinha na do bairro.
Com , a me de Gabriel, Edilene Laurentino, que precisou que ele melhorasse as notas na .
Meus filhos estudaram em pública. A de ouro que o Gabriel recebeu é uma de que, quando se tem dedicao, a consegue ir diz Edilene, que é porteira da UPA Madureira.
educacional do Colégio Pedro II, Rene Vettori lembra que Gabriel já se destacava com notas altas o . No ano , Vettori foi quem fez a pré seleo dos estudantes da instituio para o Programa de Vocao Cientifica da Fiocruz, o Provoc, e no teve dú na indicao de Gabriel.
Lógico que ele foi , pois tem uma incrível. Atualmente, ele é o do Pedro II mais cotado para , em 2015, o prmio de Ouro da instituio, que é ao que adquire a maior média de todo o médio. um o Gabriel adianta Vettori.
A pontualidade, a participao e a frequncia nas aulas fazem da do . Diariamente, ele usa nibus e metr para ir e da , no acha . Além de das 13h s 18h, ele ainda participa das reunies do colégio da turma.
sou . Dizem que tenho liderana mesmo falando . Será? questiona, com um sorriso nos lábios.