RIO - A professores substitutos na Uerj parece no estar próxima do último capítulo; e, menos, de um final . No mais episódio da , o Ministério Público do Rio (MP-RJ) pediu, no último dia 13, para que o de Justia do Rio intime a universidade a um de execuo da sentena em que ela é obrigada a a celebrao de novos contratos temporários de profisionais e concursos públicos.
Veja Também
Reportagem do de ontem mostrou que a Uerj tenta levar ao de Justia (STJ) uma ao pública promovida MP em 2007, onde a universidade teria sido obrigada a as contrataes. De com estimativas da Associao de Docentes da Uerj (Aduerj), atualmente a universidade tem 413 professores temporários, com contratos de seis meses de vigncia.
No capítulo, o mesmo MP acusa a instituio de de descumprir um de junho deste ano em que ela mostraria um cronograma de gradual de editais. Na audincia de conciliao presidida juiz Eduardo Antonio Klausner, da 7 de Pública da Comarca da , a Uerj alegou que a de novos contratos poderia alunos sem aulas, além de a de técnico e de profisionais de saúde no Hospital Pedro Ernesto.
Na ocasio, o reitor Ricardo Vieiralves comprometeu-se a em 45 dias, dentre outros pontos, o quantitativo de horas atendidas por contratos temporários por disciplina, com o respectivo nome dos professores substitutos e cargas horárias. A faria dos esforos de gradualmente a sentena.
Para o MP, no entanto, o apresentado pela Uerj é inconsistente. O número requerido, que serviria de para a formulao de uma política de concursos públicos, no foi fornecido pela universidade.
O foi também Guilherme Mota, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Uerj, sem sucesso. Durante reunio do Universitário ms para definir o oramento de 2015, Mota foi o responsável por uma que previa a de 400 novas vagas de professores efetivos. O colegiado contava com a presena de membros da reitoria, do corpo docente e discente, além de servidores e técnicos.
UNIVERSIDADE ACEITOU
A acabou sendo acatada pela reitoria sem objees. E a do oramentário da Uerj segue para a de Cincia e Tecnologia (SCT) do Rio, que a á na Oramentária Anual () de 2015 a ser referendada no do ano na Legislativa do Rio (Alerj).
No entanto, de com Mota, apesar de a direo da Uerj sua no Universitário, no houve cooperao:
- Pedimos para a direo o quantitativo de horas dos professores substitutos, a horária total de aulas e outras coisas, nos foi . No sei o motivo. Nenhum dos órgos competentes nos forneciam dados precisos. Por isso, fiz uma estimativa de 400 vagas por própria. Foi uma estimativa , é o mais próximo do que conseguimos - disse Mota.
seja aprovada na , a de novos concursos poderia preencher cargos para 2015. E mesmo assim, segundo Mota, ainda no se sabe se a quantidade será o suficiente para suprir a demanda de professores efetivos.
- é um número , pode ser que tenhamos que mais concursos em 2015 do que estamos prevendo , e esse problema se estenderia até 2016 - conclui.