Capes manda 110 bolsistas do Cincia sem Fronteiras voltarem

Capes manda 110 bolsistas do Cincia sem Fronteiras voltarem

Mensagempor MConstança » Qui Abr 10, 2014 06:26

Capes manda 110 bolsistas do Cincia sem Fronteiras voltarem ao Brasil por nível em ingls

RIO A Coordenao de Aperfeioamento de de Nível (Capes), órgo do Ministério da Educao (MEC), está convocando menos 110 bolsistas do Cincia sem Fronteiras (CsF) a voltarem ao Brasil sem realizarem estágio. So 84 estudantes fazendo intercmbio em universidades no Canadá e 26 em instituies da Austrá, que no atingiram proficincia em ingls, que viajaram, há sete meses.

Segundo o pela Capes aos alunos, eles devem ao Brasil ao do de ingls em abril para retormar as atividades em universidades brasileiras, já que no alcanaram nível de linguístico ou necessários para no semestre acadmico.

Aluna do último período de Biomedicina na Unirio, Taiana Sousa, de 24 anos, foi uma alunas a o da Capes. Ela havia embarcado para o Canadá em setembro para ingls e por seis meses na Universidade de Toronto. No entanto, á que antes do estágio.

- Era para eu estar formada e ingressando no mestrado. Abdiquei disso tudo para estar . Minha principal frustrao é que eles dizem que no tive sucesso no de ingls, passei do nível 50 (avanado) no da universidade. Tirei o B, nota exigida no . Segundo a universidade, o problema é que no há vagas para o meu Gostaria de para . Meu objetivo maior era - disse Taiana ao por telefone.

Segundo ela, 84 alunos esto na mesma situao no Canadá, o número deve :

- Recebemos e-mail da Capes há umas trs semanas. hoje a Capes entrou em contato com outros alunos dizendo que mais gente vai que .

Pelos cálculos de Taiana, ela recebeu US$ 11.200 de bolsas de estudos nos sete meses em que está no Canadá, fora de custos com passagens e realocao. De com a , a de proficincia em ingls, que estava prevista para abril foi antecipada para fevereiro:



- Estava que iríamos o Toefl ao término do segundo nível do , foi antecipada para o início. Tiveram alunos que receberam e-mail s 14h para efetuar o pagamento da até as 19h do mesmo. Nenhum estava .

Os universitários em questo no foram aprovados orginalmente para universidades canadenses e australianas. Eles haviam sido selecionados para em Portugal, em um de 2012. No entanto, em abril de 2013, o MEC cancelou o convnio com instituies portuguesas CsF para o de uma segunda língua.

Na época, a Capes divulgou que os estudantes inscritos para bolsas de estudos em Portugal poderiam as inscries para Estados Unidos, , Austrá, Canadá, Frana, Alemanha, Itá ou Irlanda. Ainda segundo a Capes, 9.691 candidatos que apresentaram pontuao de 600 pontos no Enem tinham qualificao condizente com os critérios do programa e no era viável alocar esse número de estudantes nas instituies portuguesas.

Para os estudantes que transferiram suas inscries em universidades portuguesas para outros países no foi exigido o nível de proficincia em idiomas nos editais específicos para os programas.

No da tarde desta quarta-feira, a Capes enviou ao esclarecimentos o dos bolsistas. Leia na íntegra a nota do órgo.

"A Capes informa que do total dos bolsistas redirecionados da chamada de Portugal que foram para diversos países: 3445 bolsistas permanecero no exterior para com suas atividades acadmicas e até o , 110 (80 do Canadá e 30 da Austrá), tero que ao Brasil. Esses bolsistas esto voltando ao país porque no atenderam aos requisitos mínimos estabelecidos pelas universidades para a realizao dos cursos acadmicos. Esses requisitos no so homogneos e variam de com a área do , o histó escolar do e a proficincia no . Cabe que o compromisso do Cincia sem Fronteiras é atender a 101 estudantes nas melhores instituies do . Todos os bolsistas podero participar de outros editais que sejam para tipos de bolsas diferentes das que já usufruíram".

MConstança
 
Status: Offline
Mensagens: 93
Registrado em: Sáb Abr 02, 2011 01:20

Voltar para Educação

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

cron
Política de Privacidade