RIO - Mochilas pesadas causam problemas ortopédicos sérios em crianas. Carregar nas , todos os dias, uma quantidade de escolar que chega a 30% do peso de alguns estudantes deixa sequelas em corpos ainda em formao. isso pode ser em . Há um projeto de que obriga as escolas brasileiras a armários para todos seus alunos. Segundo a , aprovada nesta quarta-feira na Comisso de Assuntos Sociais do Senado , a mochila á , no máximo, 15% do peso do que a carrega.
A inteno é boa, , ainda assim, a divide opinies. Enquanto pais de alunos parecem estar do projeto de , há controvérsias. O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de no do Rio de janeiro (Sinepe), Victor Notrica, considera impor ao peso das mochilas. No entanto, ele acha o texto é quando determina que escolas tero de armários.
- O projeto no diferencia as escolas. Tem colégio só com 100 alunos e outros com mais de . vai ser? O problema no é nem o para implantar os armários, , , o espao mesmo que eles vo nas unidades - argumenta Notrica, que v as mochilas de rodinhas a melhor soluo.
O projeto de , do Sandes Júnior, tramita 2005. O texto ainda precisa da aprovao de outras comisses. Um dos artigos determina que, após a sano, o deve uma ampla campanha de conscientizao da os riscos ortopédicos de uma mochila pesada na infncia e adolescncia. No há previso de sano para o descumprimento das normas.
O texto foi nas recomendaes da Brasileira de Ortopedia (SBOP). Dentre outros pontos, o órgo orienta que os estudantes organizem a mochila de que os objetos mais pesados fiquem no e mais próximo das . Além disso, bolsas com tiras longas para ambos os ombros so preferíveis, com aproximadamente 5 cm da da cintura.
Veja aqui as recomendações da SBOP.
De com o ortopedista e coordenador de campanhas públicas da SBOP, Miguel Akkari, o percentual de 15% está entre o ideal de 10% a 20% do do peso da mochila. Por outro lado, Akkari acredita que o texto é ao no sanes para o descumprimento da :
- Há anos a SBOP vem alertando para os perigos de que estudantes podem . Já tivemos casos de alunos que carregavam mochilas com até um tero do peso deles. Quem que vai ser o numa situao dessas? Estamos falando de crianas. Eu quero esse projeto vai ser em prática - critica.
Akkari alerta ainda que a mochila de rodinhas é recomendável em terrenos planos:
- Em terrenos inclinados, a criana vai que um esforo até maior do que a mochila com alas. E o final é até pior - ressalta o ortopedista.
A psicóloga Rosngela Rocha apoia o projeto de . Sua filha de 7 anos estuda no Colégio So Vicente, no Rio, e já deixa do escolar na unidade. Segundo a psicóloga, os professores estimulam isso, já que os estudantes carregam no só livros, também estojos e merendas. Rosngela compara a de conscientizao com o do de segurana.
- Acho super o projeto. Ele me lembra o de segurana. No comeo cada um decidia se usava ou no, que o baixou a , todo viu os benefícios. uma questo educativa - comenta Rosngela.