Múmia congelada de biso de mais de 9 mil anos é
BERLIM - Mamíferos grandes foram extintos no final da Idade do Gelo ( de 11 anos atrás), incluindo o biso-da-estepe, Bison priscus. Literalmente no , um corpo dessa espécie foi encontrado recentemente na Sibéria Oriental. A múmia mais completa do já conhecida, datada de 9.300 anos, foi na planície Yana-Indigirka e uma foi realizada para aprender viveu e morreu no final da Idade do Gelo.
Veja Também
A múmia do biso Yukagir, é , está com o cérebro , corao, vasos sanguíneos e , embora alguns órgos tenham diminuído significativamente ao do . A desta múmia mostrou uma anatomia relativamente sem da . No entanto, a de em torno do abdmen do faz com que os investigadores pensem que o pode morrido de .
projeto está sendo pela pesquisadora Natalia Serduk da de Cincias da Rússia em Moscou, com contribuies de um de cientistas, de Yakutsk e Moscou.
- A múmia do biso Yukagir se tornou a terceira de quatro conhecidas múmias completas dessa espécie no , e é uma das duas espécimes adultas que estavam sendo preservadas com órgos internos e armazenadas congeladas - afirmou outra do projeto, Olga Potapova, e acrescentou que isso é o que torna esta de importncia.
Evgeny Maschenko, do Instituto Paleontológico de Moscou (Rússia), que também participa da , comentou que a boa preservao da múmia do biso Yukagir permite comparaes anatmicas diretas com espécies modernas de biso e , com a espécie extinta de biso que foi embora no Pleistoceno-Holoceno.
Bises congelados e múmias de mamute esto mudando a pensamos a paleontologia por da quantidade de informao que pode ser verificada cada , com novos métodos e abordagens científicas que se tornaram disponíveis na última década.
- Os próximos passos a serem feitos incluem um mais aprofundado da anatomia bruta do biso, e outros estudos detalhados sua histologia, parasitas, e os ossos e os dentes - acrescentou Patapova. - Esperamos que os resultados destes estudos iro no só a da desse espécie , também pode o da espécie e as causas de sua extino.