Dinossauro braudo parecia com avestruz e tinha bico de pato

Dinossauro braudo parecia com avestruz e tinha bico de pato

Mensagempor tgloria » Qui Out 23, 2014 08:44

RIO - noite no delta de um rio do Nordeste da Mongó, 70 milhes de anos atrás. Um dinossauro com de 11 metros de e seis toneladas se aproxima da água, onde vai buscar peixes para o filhote recém-, frágil e menor do que um ser . Para buscar o , o réptil com um trunfo inigualável braos de 2,4 metros de comprimento, os já vistos em um bípede.

Apesar de , o Deinocheirus mirificus, a espécie foi batizada, estava no radar dos tarbossauros, os parentes asiáticos dos tiranossauros, e dos velociraptores, que, embora pequenos, conseguiam presas por caar em bandos.

No seria difícil identificar o Deinocheirus s margens de um rio ou no de uma . Além dos braos gigantes, o réptil era , tinha de , aparncia de avestruz e era de . uma espécie única no dos ornitomimossauros so chamados os lagartos imitadores de aves.


com de pata já foi confundido com preguia, parece avestruz
- Michael Skrepnick / REUTERS

O Deinocheirus, em 1965, era uma das espécies mais enigmáticas já descobertas pelos paleontologistas. Isso porque, época, só foram encontrados vestígios de seus ombros e braos o suficiente para que ele recebesse o de mos terríveis e estranhas, além da falsa especulao de que seria uma preguia gigante.

O mistério acabou esta semana, quando uma equipe internacional de pesquisadores descreveu, na Nature, os dois esqueletos conhecidos da espécie brauda. Mesmo sem todas as peas, foi possível a anatomia da Deinocheirus, noes de sua e do habitat.

Cinquenta anos atrás, só sabíamos, sem provas concretas, que seriam onívoros e semelhantes aos avestruzes atuais destaca Thomas R. Holtz Jr, paleontó da Universidade de Maryland e coautor do a espécie. temos praticamente todo o , da da cabea . Encontramos características surpreendentes, o de , o profundo maxilar e os robustos, capazes de uma .

Os ornitomimossauros normalmente consomem , a equipe de Holtz encontrou vestígios de peixes no estmago de um dos espécimes. possível, ento, que a dos Deinocheirus também abrangesse pequenos animais aquáticos e terrestres. Além da de peixes, os braos longos também seriam usados para alcanar folhas de árvores.

Ainda no se sabe, no entanto, a época e a regio em que a espécie era encontrada. -se que o Deinocheirus já caminhava pela Ásia há 120 milhes de anos. O Deinocheirus também pode América do , já que os dois continentes estavam unidos naquele período.

Outro é esqueletos que demonstrem mais fases da do dinossauro.

As partes que analisamos so de espécimes totalmente crescidas ou em de . Seria fósseis dos filhotes e as diferenas entre eles e os adultos destaca Holtz.

MISTRIOS RESOLVIDOS

Paleontó da Universidade de Edimburgo, no , Stephen Brusatte avalia que os mistérios do Deinocheirus esto definitivamente resolvidos.

A espécie é mais estranha do que um poderia opina o , que no participou do . um , , , com cabea de cavalo. Parece tirada de um péssimo filme de fico científica.

A regio habitada pelos dinossauros é hoje o de Gobi, onde sua existncia seria inviável. O depósito de fósseis já foi furtado, o que pode por anos a de novos esqueletos. A montagem final do Deinocheirus só foi possível porque o Instituto Belga de Cincias Naturais identificou peas do dinossauro um crnio, uma mo e uma pata em sua coleo.

tgloria
 
Status: Offline
Mensagens: 86
Registrado em: Qua Abr 13, 2011 08:39

Voltar para Ciência

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes

cron
Política de Privacidade