A do Oceanus Procellarum (Oceano das Tormentas, em portugus), é conhecida a escura visível na ocidental da Lua, tem sido um mistério para cientistas há muitos anos. Alguns acreditavam que a regio era de uma gigantesca bacia formada impacto de um asteroide no , um esta semana na Nature mostrou que a área é de um geofísico lunar.
Veja Também
Baseados na misso Grail da Nasa, que coletou dados da regio lunar entre janeiro e setembro de 2012, pesquisadores do MIT, da de Minas do Colorado e outras instituies criaram um em resoluo do Procellarum, o que os permitiu que a da regio no é , poligonal, composta por ngulos agudos.
Em vez de uma gravitacional a outras bacias oriundas de impactos, no Procellarum vemos esses elementos lineares formando um retngulo . evidencia uma por de foras internas explicou Jim Head, de Cincias Geológicas da Universidade de Brown, em Providence, e um dos autores da .
A dessa revelao, combinada a outros dados o , os cientistas chegaram concluso de que a regio foi formada fraturas na lunar, que o magma da sua composio esfriou ao de canais internos compostos de urnio, tório e potássio elementos radioativos que produzem .
, esses canais emitiram magma a extensa regio, que também esfriou e se solidificou, formando a área escura retangular com mais de 2.575 quilmetros de dimetro, visível da Terra.
Muitas coisas da cincia so realmente complicadas, amei respostas para questes afirmou Maria Zuber, geofísica vice-presidente de do MIT e uma das líderes do . Quantas pessoas no já olharam para a Lua e se perguntaram foram produzidos os padres que vemos daqui? Pois eu quis resolver esse.