RIO - Engana-se quem pensa que o chimpanzé é um e que só os dentes quando ele e seu habitat so cutucados . Um , nesta -feira, na Nature revela que sua violncia é intrínseca. Pela primeira vez, uma espécie no humana é associada a comportamentos agressivos deliberados.
Veja Também
Quinze comunidades em diversos países, Uganda, Congo e Senegal, foram monitoradas por 50 anos. Nesse período foram registrados 152 assasinatos, a maioria de machos, e inúmeras guerras.
Diversos motivos justificam os assasinatos de uma mesma - por melhores territórios, e a posio de . as fmeas podem contribuir com a , matando filhotes das rivais.
- Há sabemos que os chimpanzés podem violentamente, pensávamos que isso ocorria quando existe uma ao humana, a destruio do habitat - disse ao Michael Wilson, do Departamento de Antropologia da Universidade de Minnesota (EUA) e coautor do , que envolveu instituies de nove países. - Na , existe uma intensa competio por recursos da , o que estimula matanas.
MAIS MACHOS, ATAQUES
Quanto maior a quantidade de machos na , so os registros de violncia.
O comparou o dos chimpanzés com o dos bonobos, outra espécie de primatas. Entre estes, praticamente no existe violncia: em 50 anos, os pesquisadores registraram um .
Ainda no sabe por que os primatas tm comportamentos to diferentes.
- Uma das razes pode ser o espao ocupado por cada espécie - opinou Wilson. - Os bonobos esto em florestas com muitos , o que lhes permite por grandes distncias e grupos estáveis da .
uma situao da vivida pelos chimpanzés, no da África. Nessa regio, a de os fora a viajarem sós. Dessa , ficam vulneráveis a ataques de outros indivíduos.
em ecologia comportamental, Joan Silk, que no participou do , acredita que o derruba a imagem dos chimpanzés animais gentis e meras vítimas da fúria humana.
- Nossa percepo do dos primatas é, muitas vezes, distorcida para que eles apaream animais de características moralmente desejáveis, empatia e altruísmo - Joan, que é pesquisadora da Universidade do Arizona, nos EUA. Outros traos, a violncia em e a coao sexual, costumam ser ignorados.
Para Wilson, a agresividade entre os chimpanzés, nossos primos mais próximos, pode contribuir para o da violncia humana:
- Os próximos estudos sero uma para analisarmos nossa agresividade uma perspectiva evolucionária. Estudando o chimpanzé, poderemos mais o da nossa própria espécie.