RIO Em por de trs minutos do Big Bang, a exploso que os cientistas acreditam ao nosso há de 13,8 bilhes de anos, a temperatura baixou o bastante para que os primeiros átomos se formassem. nucleossíntese, gerou basicamente enormes quantidades de isótopos de hidrognio, alguma dos de hé e uma dos de lítio, os trs elementos mais e leves da tabela periódica. Todos os elementos mais pesados, o carbono que constrói nossos corpos ou o oxignio que respiramos, só foram criados nas fornalhas nucleares das estrelas.
disso, é de se que as estrelas mais antigas, das primeiras geraes que se formaram do Big Bang, tenham uma composio que reflita esta original do . Análises das estrelas mais velhas da Láctea, porém, tm mostrado uma proporo menor de lítio nelas do que o esperado, no que ficou entre astrnomos e cosmologistas o problema do lítio.
Muitas explicaes já foram propostas para solucionar mistério. A primeira é que nossos cálculos da quantidade de lítio produzida Big Bang estejam errados, experimentos recentes em poderosos acelerados de partículas capazes de recriar as condies desta exploso indicam que no. Já a segunda é que o lítio teria sido destruído por estas primeiras geraes de estrelas antes da própria formao da Láctea, enquanto uma terceira é que faz com que as próprias estrelas gradualmente destruam seu lítio ao da .
, no entanto, o primeiro da composio de estrelas em um fora da Láctea também coloca a segunda possível explicao para a de lítio em dú. Mesier 54, estelar se parece com os mais de 150 que orbitam a nossa galáxia. Na , porém, ele é de uma galáxia-satélite da Láctea, conhecida a galáxia-an de Sagitário, e está localizado 90 -anos da Terra, mais de trs vezes a distncia de nosso Solar do núcleo da nossa galáxia.
Liderados astrnomo Alessio Mucciarelli, da Universidade de Bolonha, na Itá, uma equipe de cientistas usou o telescó VLT, do Observatório Europeu do (ESO), no Chile, para a proporo de lítio em um selecionado de estrelas antigas do Mesier 54, em já aceito para publicao no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. E os resultados foram que os níveis de lítio nestas estrelas esto próximos dos encontrados nas estrelas da Láctea, numa indicao de que o que quer que provoque sua no é um da nossa galáxia. E, com isso, o mistério do problema do lítio continua a os especialistas.