Página 1 de 1

Estudo genético joga luz sobre mistério da ocu

MensagemEnviado: Sex Ago 29, 2014 05:32
por SLidia
Estudo genético joga mistério da ocupao do Ártico americano

RIO - O lado americano do Ártico comeou a ser ocupado por humanos há de 5 anos com a dos chamados paleoesquimós. Vindos da Sibéria, eles formaram um heterogneo de culturas cuja mais foi denominada Dorset e que, de com evidncias arqueológicas, tinha hábitos, crenas e técnicas de sobrevivncia no duro que em diferiam dos Inuit, os chamados neoesquimós e atuais habitantes da regio, onde chegaram há aproximadamente anos atrás em migrao também saída da Sibéria.

a dos primeiros sítios arqueológicos dos paleoesquimós, em 1925, e durante décadas, os cientistas criaram muitas teorias para tentar o porqu da existncia dessas variadas culturas e seu desaparecimento. Seriam elas de diferentes ondas migratórias? Teriam de alguma interagido umas com as outras? E, , elas sumiram? Entre as hipóteses para último mistério estava a de que os Dorset teriam sobrepujados e asimilados pelos Inuit, descendentes de uma siberiana conhecida Thule que tinham tecnologias e hábitos mais adaptados para a no gelo, o dos icnicos trenós puxados por ces, grandes barcos feitos com peles de animais e arpes.

Isolados por 4 anos

, porém, o primeiro genético destes antigos e sua comparao com o genoma dos atuais habitantes do Ártico americano comeam a jogar uma o que aconteceu com a Dorset e os paleoesquimós em . Segundo o , na edio desta semana da Science, os paleoesquimós viveram isolados por mais de 4 anos para há de 700 anos sem descendentes, o que descarta a de terem sido assimilados pelos Inuit, apesar de terem convivido na mesma regio por alguns séculos, ou mesmo com os ancestrais dos atuais índios americanos, com os quais também se acredita terem entrado em contato em diversas oportunidades ao de milhares de anos.

Fiquei ao que no encontramos evidncia de miscigenao entre os paleoesquimós e deles com outros grupos diz Eske Willerslev, do de Geogenética do Museu de História da Universidade de Copenhague e um dos autores do . Quando vemos pessoas se encontrando, elas podem entre si, também normalmente elas fazem sexo entre si, e no parece sido o .

Segundo os pesquisadores, os dados genéticos indicam que o lado americano do Ártico foi de menos trs migraes independentes, comeando com a Saqqaq até de 2,5 anos atrás, seguida pelos Dorset a daí e, , pelos Thule. enquanto o ajudou a melhor a cronologia da ocupao da regio, ele também reforou o mistério o desaparecimento dos últimos paleoesquimós. Teriam eles sido vítimas de alguma , de mudanas climáticas ou de um genocídio? So questes que os pesquisadores esperam com novos estudos do DNA de mortais e achados arqueológicos na regio.