RIO A Agncia Espacial Europeia (ESA, na sigla em ingls) disse que os últimos dois satélites Doresa e Milena que comporiam a europeia do americano de navegao GPS no entraram na órbita correta.
No entanto, o órgo declarou que os satélites quinto e sexto da série lanados da Guiana Francesa nesta sexta-feira esto controle.
Segundo a BBC, a agncia está examinando as implicaes da ocorrida com os dois satélites que foram lanados por de um foguete Soyuz após um de 24 horas devido a .
Observaes realizadas após a separao dos satélites do foghete Soyuz VS09 para a misso Galileo mostraram uma diferena entre a órbita alcanada e a planejada, disse em a Arianespace, empresa responsável lanamento.
Eles foram inseridos numa órbita mais baixa do que a esperada. Nossas equipes esto avaliando o impacto que isso poderia em ambos satélites, complementou.
A ESA espera uma constelao de 26 satélites até 2017, investindo 5 bilhes neste empreendimento. Já esto em órbita quatro satélites do : Thijs, Natalia, David e Sif.
Quando , o á com 30 satélites distribuídos em trs planos em órbitas médias terrestres, sendo que cada será ocupado por nove satélites, mais trs outros de .
altitude de 23.222km e com inclinao de 56, o á posicionamento para usuários situados até 75 de .
embora similar em projeto aos sistemas GPS, americano, e GLONASS, russo, o Galileo estará controle de organizaes estritamente civis. O Galileo é o primeiro programa a ser compartilhado entre a ESA e a Unio Europeia.