Qualidade de vida da Amaznia está abaixo da mé

Qualidade de vida da Amaznia está abaixo da mé

Mensagempor GVerissimo » Dom Ago 24, 2014 04:39

Qualidade de da Amaznia está da média

RIO - A da Amaznia contrasta com sua populao empobrecida e sem a vários direitos básicos, , , saúde e -estar, entre outros. E, se comparada com o do Brasil, a situao da regio amaznica é ainda mais preocupante. A concluso é de um relatório ontem pela ONG Imazon.

O documento se baseia num índice relativamente e que dá um além do popular ndice de (IDH). O ndice de (IPS) mede de mais clara a de dos moradores de cada . Foi para o global, incluindo mais 50 indicadores, por exemplo saúde, , segurana , informao, básico e sustentabilidade.

BRASIL EM 46 NA GLOBAL

Em abril, o Brasil apareceu em 46 num ranking com 132 países medidos a do IPS. , pesquisadores da Imazon lanaram em parceria com institutos internacionais a brasileira do índice, com pequenas adaptaes metodologia global. , eles mostraram que a Amaznia tem um IPS de 57,31, ao da média , de 67,73.

Essa posio é incompatível com a importncia que a Amaznia tem para o Brasil e para o critica Beto íssimo, da Imazon e um dos autores do . Se quisermos que a populao assuma o papel de guardi dos recursos naturais, a de dessas pessoas tem que melhorar .

IPS Amaznia - O

ontem, a ONG disponibiliza em seu site o relatório, que na é um banco de dados a situao dos municípios e estados que fazem da Amaznia . Ele está a pesquisadores e representantes de governos.

O serve de cobrana e também oferece o do , pois as duas coisas precisam juntas. E o nível de detalhes também é maior do que de outros índices ou indicadores desagregados íssimo.

Na Amaznia vivem mais de 24 milhes de pessoas em 772 municípios, muitos deles do que o do Rio de Janeiro, embora com populao menor. A regio representa 5 milhes de km2 e 59% do território . So mais de 170 povos indígenas com uma populao de de 400 pessoas.

Uma das vantagens do IPS é o indicador econmico, pois, explica íssimo, a per capita pode levar a uma interpretao equivocada a de da populao. o ndicador é, , comparado com o IPS no relatório.

O demonstra que a , há 40 anos atrás, dos programas de para a regio no foi de o que se esperava resume Paulo Moutinho, diretor executivo do Instituto de Ambiental da Amaznia (Ipam).

ndias Awara sorrindo enquanto assistem cerimnia do Kuarup - Antonio Corza / AFP

Houve um do (PIB) amaznico, , ao mesmo , com o de ocupao da , desmatamento e concentrao de e terra, isso no representou um -estar para a populao complementa.

GVerissimo
 
Status: Offline
Mensagens: 90
Registrado em: Sex Abr 08, 2011 06:06

Voltar para Ciência

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

cron
Política de Privacidade