TEMPE (Arizona) - Cientistas americanos descobriram a resposta para um mistério que já despertou a curiosidade de muita gente: os lagartos regeneram seus rabos? Pesquisadores da Universidade do do Arizona concluíram que há uma espécie de genética por trás dessa características dos animais. O do pode ajudá-los a formas de a regenerao de membros em humanos.
O estudado foi o Anolis carolinensis, espécie de lagarto verde. Quando por um predador, ele pode a e cultivá-la novamente. Os resultados foram publicados na Plos One, nesta quarta-feira.
Veja Também
- Lagartos, basicamente, compartilham a mesma de ferramentas genéticas que os seres humanos - explica Kenro Kusumi, do e da de Cincias da da universidade. - Os lagartos so os animais mais próximos dos homens que conseguem partes anexas por . Descobrimos que eles ativam ao menos 326 genes em regies específicas do em regenerao, incluindo genes envolvidos no embrionários, responsáveis por hormonais e de cicatrizao de feridas.
Outros animais com de a , salamandras, girinos e peixes, também ativam genes em um de Wnt, no qual é necessário controlar células-tronco em várias partes do corpo, cérebro, folículos capilares e vasos sanguíneos. , os lagartos tm um padro singular de de , distribuído por toda a e no na , as outras espécies.
- Usando tecnologias de última gerao para sequenciar todos os genes expressos durante a regenerao, nós desvendamos o mistério quais genes so necessários para a regenerao do - disse Kusumi. - Seguindo a genética para a regenerao encontrada nos lagartos, e, , aproveitando os mesmos genes em células humanas, pode ser possível novas cartilagens, músculos ou mesmo médulas espinhais no .
As descobertas podem levar a novas abordagens teraputicas para leses e doenas a artrite.