Cientistas decodificam mensagens de tartarugas falantes no A

Cientistas decodificam mensagens de tartarugas falantes no A

Mensagempor CHugo » Sáb Ago 16, 2014 07:54

Cientistas decodificam mensagens de tartarugas falantes no Amazonas

RIO - Tartarugas so conhecidas por sua longevidade e pela lentido com que seguem a - e menos pela emisso de sons para as mais variadas funes, o e alertar para o com os mais jovens. Essas so as principais concluses de um da de Conservao da , na Herpetologica.

Alguns comportamentos da do Rio Amazonas já foram decodificados há , incluindo a tendncia de em número durante a época de nidificao. No entanto, os mecanismos utilizados pelas tartarugas para coordenar suas atividades ainda no so conhecidos pelos biólogos. O , , incidiu os sons feitos pelas tartarugas um possível de o .

Os cientistas fizeram de na brasileira da Amaznica. Eles descobriram que as tartarugas do Rio Amazonas usam vários tipos diferentes de comunicao para coordenar seus comportamentos sociais, incluindo um utilizado pelas fmeas para a sua recém-nascida.

- Esses sons característicos feitos por tartarugas nos dá ideias inovadoras para o seu , apesar de no sabermos ainda o que muitos deles significam. Os hábitos sociais desses répteis so mais complexos do que se pensava - disse Camila Ferrara, da Aquatic Turtle Specialist para o Programa WCS Brasil.

Trabalhando no Rio Trombetas, entre 2009 e 2011, a equipe de pesquisadores capturou 270 sons individuais realizados durante 220 horas de gravao, feitos com auxí de dois microfones e hidrofones enquanto as tartarugas nadavam. Após análises espectrográficas, os cientistas conseguiram identificar no repertório seis tipos diferentes de vocalizaes feitas por tartarugas durante a época de nidificao, quando os répteis deixam a inundada para o assentamento nas margens dos rios.

Os especialistas também procuraram correlacionar vocalizaes com comportamentos específicos. Sons feitos pelas tartarugas durante a migrao ou se aquecendo, por exemplo, tendiam a ser de baixa frequncia, provavelmente para o contato entre tartarugas em distncias mais longas.

A maior de sons so vem das fmeas que resguardam os ninhos. Os pesquisadores acreditam que elas que elas usam os ruídos para um de desova específico e sincronizam os seus movimentos. O filhote de também emite sons antes de conseguir a casca do ovo e continua a faz-lo quando caminha do ninho para a do rio.

As mes, por sua vez, vocalizam em resposta aos apelos dos filhos, para orientá-los na água. Os pequenos permanecem juntos e migram com as fmeas adultas por mais de dois meses.

ESPCIE EM EXTINO

A do Rio Amazonas é a maior da famí de tartarugas pescoo e cresce até 80 centímetros de comprimento. A espécie só é encontrada na bacia do rio Amazonas e está ameaada consumo descontrolado de e dos ovos das tartarugas.

- as populaes ainda consideráveis de gigante tartarugas de rio -americanos também irá -nos a a do desses répteis para - disse Julie Kunen, diretora executiva para América Latina da WCS e do Programa Caribe.

CHugo
 
Status: Offline
Mensagens: 96
Registrado em: Dom Abr 03, 2011 06:25

Voltar para Ciência

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

cron
Política de Privacidade