RIO - A da Fields matemático carioca Artur Ávila Cordeiro de Melo no foi comemorada em terras brasileiras. Se o anúncio do prmio foi por iné para a História do país, na Frana, a também celebrou o , destacando mais uma vitória para a Matemática da Frana.
Veja Também
Embora e no Rio, Ávila tem dupla nacionalidade, franco-brasileira. Ele fez graduao e pós-graduao no Brasil, antes de ir para a Frana para sua tese no Collge de France, onde estudou com Jean-Christophe Yoccoz, ganhador da Fields de 1994. Atualmente, Ávila é diretor de pesquisas da Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), universidade Paris Diderot. O matemático também trabalha no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio.
Nesta quarta, a francesa destacou a de Ávila mais um pela Frana para alar a posio mais do pódio de naes com maior número de medalhas Fields. O primeiro ainda fica com os Estados Unidos, com 13 premiaes, seguidos de perto pela da Frana, 12. Segundo o Le Monde, graas a Ávila, a Frana encostou nos Estados Unidos no topo do pódio dos países que se distinguem pela Fields, considerada o Nobel de matemática.
Já o presidente francs, Franois Hollande, afirmou que a confirma a excelncia do país na Matemática:
- Artur Avilla é diretor de do CNRS, da Universidade Paris Diderot. no Rio com dupla cidadania, ele também demonstra a atratividade da Frana no ínio da acadmica. Isso confirma o papel do francs líder da matemática mundial.
Ainda nesta quarta-feira, na Coreia do , Ávila recebeu a Fields das mos da presidente -coreana Park Geun-Hye durante do Congresso Internacional de Matemática:
- O Brasil teve uma dessas. Vai as pessoas disse o no vídeo de apresentao de sua premiao.