Formigas so mais eficientes em busca do que o Google, diz pe
RIO - Todos aprendemos pequenos que as formigas so prudentes, e que enquanto a cigarra canta e violo no vero, esses pequenos insetos trabalham para coletar suficiente para todo o inverno. No entanto, segundo na Procedimentos da Academina de Cincias, elas no só so precavidas, também " mais eficientes que o próprio Google".
Para a essa inusitada concluso, cientistas chineses e alemes utilizaram algorítimos matemáticos que tentam em um cenário caótico ao complexas redes de informao. Em fórmulas e equaes, descobriu-se que as formigas desenvolvem caminhos engenhosos para , dividindo-se em grupos de "exploradoras" e "agregadoras".
Aquela formiga encontrada solitária que voc encontra andando pela em um aparentemente aleatório é, na , a exploradora, que libera feromnios para que as agregadoras sigam o trajeto com um maior contigente. Com no primeiro trajeto, novas rotas mais curtas e eficientes so refinadas. Se o esforo for persistentemente, a distncia entre os insetos e a é drasticamente reduzida.
- Enquanto formigas solitários parecem em caótico, elas se tornam uma de formigas cruzando o cho em de - explicou ao The Independent o co- do , Jurgen Kurths.
Por isso, segundo Kurths, o de de um pelos insetos é " mais " do que a de do Google.
Os modelos matemáticos do podem ser aplicados a outros movimentos coletivos de animais, inclusive em humanos. A pode ser útil, por exemplo, para o das pessoas em redes sociais e até em ambientes de público .