Derretimento da Antártica aumentará nív

Derretimento da Antártica aumentará nív

Mensagempor ECelio » Qui Mai 15, 2014 11:52

Derretimento da Antártica á nível do mar entre um e quatro metros

WASHINGTON Dois novos relatórios independentes chegaram ao mesmo : o derretimento das massas de gelo flutuantes da Antártica já comeou e é irreversível. Com isso, o nível do mar pode até quatro metros entre 200 e anos, quando a geleira Thwaites considerada para o equilí irá no mar.

Os relatórios da Nasa e da Universidade de Washington mostram que o aquecimento global intensificará o derretimento das massas de gelo e elas tendem a entrar em colapso. Para ao , os cientistas utilizaram mapas topográficos detalhados, radares aéreos e modelos de computador que traaram o das mudanas climáticas.

Principal foco dos estudos, a geleira Thwaites uma das seis mais importantes da Antártica ocidental , foi escolhida por atuar uma barragem para o das massas congeladas. O seu desaparecimento, dizem, pode o nível do mar em 0,6 metros e o derretimento de um de gelo suficiente para o nível do mar entre trs e quatro metros.

De com o programa pelos pesquisadores de Washington, com no aquecimento global, o derretimento da geleira Thwaites pode , no prazo mais , de 200 anos ou, no mais tardar, em mais de anos. o cenário mais provável indica que será entre 200 e 500 anos.

Há muitas hipóteses a dessas placas de gelo marinhas e muitos cientistas suspeitam de uma acelerao de seu derretimento, disse Ian Joughin, do Laboratório de Física Aplicada de Washington, principal do na Science, em um . fornece uma mais qualitativa da em que o colapso pode .

Joughin acrescentou que, no , no á mecanismos de estabilizao para frear a acelerao do degelo, e que as simulaes mostram que o derretimento das geleiras á o nível do oceano em menos de um ímetro por ano durante 200 anos, antes que comece a .

Já o liderado pela Nasa com a participao da Universidade da Califórnia analisou 40 anos de dados de , aéreos e de satélites o que os pesquisadores chamam de o da Antártica Ocidental. Eles afirmam que o derretimento está ocorrendo mais rápido do que os cientistas tinham , e que havia do de , o que levaria a um do nível do mar de 1,2 metros.

Nós atingimos em que temos observaes suficientes para tudo isso e Wow, nós realmente estamos neste afirmou Wagner, glaciologista da Nasa, durante coletiva realizada na última segunda-feira.

Os pesquisadores acreditam que é provável que a acelerao do degelo esteja ocorrendo por do aquecimento global e na de oznio, que mudaram os ventos da Antártica e aqueceram a água que derrete as bases da de gelo.

O está em uma espécie de reao em que é irrefreável relatou Eric Rignot, glaciologista da Nasa e principal do , que foi na Geophysical Research Letters. Cada nesta reao está alimentando o próximo.

Segundo Rignot, as emisses de combustíveis fósseis para a mudana climática provavelmente no irá o derretimento, pode a do problema.

Ambos estudos apontam que o do nível do mar será maior do que o anteriormente relatório do IPCC no início deste ano pela ONU. Segundo eles, a previso no levou em o derretimento da de gelo da Antártica Ocidental.

Antes, quando víamos o derretimento, nós no necessariamente sabíamos quando ele poderia desacelerar, espontaneamente ou através de feedback, ressaltou Joughin. Em nossas simulaes parece que todos os feedbacks tendem a na direo dele, na acelerando ao do ; no conseguimos um mecanismo de estabilizao.

A elevao do nível do mar é uma ameaa para as cidades e comunidades costeiras de todo o e pode prejuízos inestimáveis.

ECelio
 
Status: Offline
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 04:52

Voltar para Ciência

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

cron
Política de Privacidade