Nós nascemos com distintas tendncias agressividade
MADRI - O de genética David Bueno é um dos seis pesquisadores da Universidade de Barcelona que asinam o polmico Somos uma espécie violenta?, indicando quais mecanismos genéticos e neurológicos so estimulados quando somos agresivos.
Por que a violncia ainda no tinha sido abordada do prisma biológico?
Muita gente tem que a explicao genética se transforme em justificativa para cometer mais atos violentos e eludir penas de priso. O fator genético no exime ninguém da por seu . As legislaes existem e devem ser claras quanto a isso.
Somos uma espécie violenta?
Somos uma espécie agresiva, que pode de violenta. A agresividade, do de neurológico, é uma emoo. Isso quer que é um padro de resposta pré-, uma circunstncia que o cérebro interpreta ameaa. No tem conotao moral, no é boa nem má. No há a conscincia de . Já a violncia seria uma agresividade pela da , feita para machucar e para conseguir , sabendo-se que esto sendo usados instrumentos desnecessários.
A agresividade está nos genes e a violncia é do ?
A agresividade está nos genes. Humanos e animais no podem sobreviver sem agresividade. A violncia, por sua vez, vem da agresividade, e, , dos genes, também do .
Todos nós nascemos com a mesma tendencia violncia?
Nascemos com distintas tendncias agresividade. Foram encontrados 37 genes, certamente existiro mais, que condicionam o nível de agressividade de cada um. As pessoas que reagem facilmente com agresividade tm maior tendncia a com violncia.
O que pode a esta violncia?
Há pessoas mais predispostas geneticamente ou neurologicamente a os do entorno uma possível ameaa, chegando a uma atitude extrema. Há certas patologias mentais que fazem com que um seja interpretado um de . No por isso a violncia está justificada. , que neste pode resposta uma atitude violenta, para outra no significa absolutamente .
Qual é a relao entre patologia mental e violncia?
uma patologia mental no faz com que uma seja mais violenta. há patologias mentais, a psicopatia, por exemplo, em que há pouca ou nula de empatia. Estas patologias, se no so tratadas, podem uma maior tendncia violncia.
nossa em famí pode influenciar comportamentos violentos?
Através da , que muda as conexes dos neurnios. Se uma criana cresce num entorno no qual a violncia faz do seu dia a dia, ela aprende a se para sobreviver neste . E, quando aprende, é difícil .
O sexo é fator na violncia?
Ser é o principal fator: 90% dos atos violentos so cometidos por homens. Os homens tm mais testosterona, o hormnio da masculinidade, que tem relao indireta com a agresividade, promovendo a dominncia . é , mais uma vez, que bases biológicas no justificam a violncia.
Os pais podem influenciar?
Sem dú. No só o de brinquedo que damos a nossos filhos influencia, também comentários. quando se v um é , é . Ser significa , e pode significar a agresividade.
Quais idades so decisivas?
O cérebro absorve mais o entorno até 7 anos. Através da das crianas, pode-se, gradualmente, comportamentos violentos. aprender estratégias, além da agresividade, para com enfrentamento .
* para O