LONDRES (INGLATERRA) - A de Doggerland, uma "Atlntida" pré-histórica no Mar do , pode sido abandonada após ser atingida por um tsunami de 5 metros há 8,2 anos, aponta um britnico pela BBC News. A teria sido causada por um deslizamento de terra de grandes propores debaixo dágua, na costa da Noruega. Analistas acreditam que o tsunami invadiu a de terra que, ento, desapareceu as ondas.
- A regio foi abondonada por tribos mesolíticas há de 8 anos, quando ocorreram trs deslizamentos debaixo dágua, no da plataforma continental norueguesa. Esses deslizamentos esto entre os já estudados - disse BBC News Jon Hill, do Imperial College, em Londres. A pode os últimos habitantes das ilhas, aponta o .
A foi divulgada na publicao científica Ocean Modelling, e está sendo apresentada na da Unio Europeia de Geocincias em Viena, Áustria, nesta semana.
Hill usou simulaes criadas em computador para os possíveis efeitos do deslizamento. Assim, foram oferecidas as informaes mais detalhadas até o os possíveis impactos do deslizamento - e sua que atingiu essa terra .
Durante a Era do Gelo, os níveis do mar eram mais baixos. Em sua máxima, Doggerland conectava a Gr-Bretanha Europa continental. No entanto, há 20 anos, os níveis do oceano comearam a gradualmente, inundando a regio.
Regio rica
Há de 10 anos, a regio ainda tinha uma das mais ricas áreas para caa, pesca e caa de aves selvagens na Europa. Uma bacia de água fresca ocupava o de Doggerland, alimentada Rio Tmisa , e Rio Reno no . Suas lagoas, pntanos e áreas alagadas eram um refúgio da .
Mais de 2 anos , Doggerland se tornou uma pantanosa de baixa altitude que correspondia uma área do do País de Gales.
Barcos pesqueiros no Mar do retiraram do fundo do mar ossos pré-históricos pertencentes a animais que um dia vagaram por esse Jardim do den pré-histó. As águas também forneceram uma quantidade de humanos e artefatos através cientistas puderam obter uma datao por radiocarbono, que usa a ocorrncia de carbono-14 para a idade de materiais carbonáceos até de 60 anos. Eles também mostraram que nenhuma dessas relíquias datam de do tsunami.