WASHINGTON (EUA) - Poucos americanos questionam a tese de que cncer. No entanto, da populao dos EUA expressa considerável desconfiana importantes conceitos estabelecidos pela cincia. Essas foram as constataes de uma realizada pela Associated Press-GfK, divulgada pela rede News.
Os americanos tm, por exemplo, mais ceticismo do que a confiana no aquecimento global, na idade da Terra e na da Evoluo - além da grandes em que o Big Bang criou o , ha de 13,8 bilhes de anos.
Em vez de interrogar o científico, a pediu s pessoas que apontassem seu de confiana aspectos científicos e medicinais.
Em alguns casos, ocorre uma ampla aceitao. A tese de que o cigarro cncer só no é aceita por 4%; e 6% questionam que a doena mental é uma condio médica que afeta o cérebro. Outros 8% so céticos a presena de um código genético de nossas células; e 15% tm dúvidas a segurana e a eficácia de vacinas infantis.
Por outro lado, o também avaliou que quatro em cada 10 americanos dizem que no acreditam que a Terra está aquecendo - do efeito estufa - e que a na Terra evoluiu através de um de recursos naturais de seleo. Uma maioria - 51% - questiona a do Big Bang.
Os resultados, segundo a News, irritaram alguns dos cientistas da América, incluindo vários ganhadores do Prmio Nobel.
- A cincia é a ignorncia generalizada em nossa . E essas atitudes so reforadas quando alguns de nossos líderes so antagnicos aos fatos estabelecidos - disse o Prmio Nobel de Medicina em 2013, Randy Schekman, da Universidade da Califórnia.
Valores religiosos
A confiana na da Evoluo, no Big Bang, na idade da Terra e nas mudanas climáticas diminuem consideravelmente quando a fé aumenta, segundo a . Da mesma , aqueles que frequentam templos religiosos com ou so cristos evangélicos expressam dúvidas conceitos científicos, pois os consideram contraditórios sua fé.
- Quando voc coloca fatos contra a fé, os fatos no conseguem nem - disse News o do Prmio Nobel 2012 e de bioquí Robert Lefkowitz, da Universidade de Duke.