MICHIGAN - Um cego em decorrncia de uma retinite pigmentosa - de doenas hereditárias que causam a degenerao da retina -, manifestada em sua adolescncia, está reaprendendo a após anos de completa. Ele foi um dos quatro pacientes da Universidade de Michigan a um olho binico.
A FDA, agncia americana que regulamenta e medicamentos, aprovou a retina no ano . Roger Pontz, que trabalha em uma fábrica nos EUA, recebeu o implante em janeiro e, ento, vem se adaptando a pequenos detalhes novamente.
- Isso no tem preo. . tudo para a novamente - disse Pontz ao Telegraph. - , emocionante. Vejo todo dia.
Com 55 anos, Pontz passou anos da cego, já que a retinite pigmentosa causou a gradual das células de sua retina sensíveis , chamadas bastonetes e cones.
funciona
Para a , ele teve a retina implantada em seu olho e utiliza um óculos com uma cmera de vídeo e um transmissor. As imagens da cmera so convertidas em uma série de impulsos elétricos, que so transmitidos aos eletrodos existentes na superfície da retina .
Os impulsos do olho binica estimulam as células saudáveis da retina, que transmitem o para o ótico. Essa informao visual passa, ento, para o cérebro, onde é traduzida em padres de que podem ser reconhecidos e interpretados.
O mecanismo possibilita que o paciente recupere alguma informao visual, pode a de pacientes que sofrem da doena.
- Isso é uma mudana no de alguém que perde toda a viso, e tem um que pode lhe uma viso - comemorou Thiran Jayasundera, um dos médico responsáveis implante no Kellogg de Viso da Universidade do Michigan.