Hubble estica a régua astronmica
RIO Há 24 anos na órbita da Terra, o telescó espacial Hubble continua a se um de para inovadores usos e descobertas. Desta vez, cientistas desenvolveram uma técnica que permite suas obervaes para com a distncia de estrelas e outros objetos a até 10 anos- da Terra, esticando em vezes a régua astronmica do método de paralaxe.
usado também para medies em terra, o método de paralaxe usa a trigonometria básica para distncias com no fenmeno que faz com que a posio de um objeto em relao a um fundo ainda mais longínquo mude quando de dois pontos de diferentes. Assim, sabendo a distncia exata entre os dois pontos de , a do tringulo, e medindo a mudana na posio do objeto, é possível a que distncia ele está também.
No da astronomia, o método de paralaxe consiste em as mudanas aparentes de posio das estrelas em momentos com seis meses de diferena, quando a Terra está em pontos opostos na sua órbita em torno do Sol. O problema é que as distncias astronmicas já so grandes quando comparadas ao dimetro da órbita terrestre, de 300 milhes de quilmetros. Além disso, quando mais estiver a estrela, menor será a variao na sua posio . Isso faz com que mesmo a posio de Centauro, o estelar mais próximo do Sol, varie em um segundo de , ou o equivalente de uma de centavos a pouco mais de trs quilmetros de distncia.
Com a técnica baseada na resoluo de imagens fornecida Hubble, no entanto, os cientistas foram capazes de as mudanas na posio de estrelas de um variáveis cefeidas de até cinco bilionésimos de , ou o equivalente a a de um estacionado na Lua. Além disso, as variáveis cefeidas tm um , o que faz com que já sejam usadas há mais de um século velas padro na que nos a as distncias da nossa galáxia, da mesma que as supernovas do Ia, que também tm um , representam o degrau seguinte, ajudando a as distncias intergalácticas. Juntando tudo isso, os especialistas esperam com ainda mais a de expanso do próprio e ela aparentemente está sendo acelerada pela misteriosa escura.
- Esta do Hubble á nos mais pistas a da escura, o componente do espao que está esticando o a um cada vez mais rápido diz Adam Reiss, do Space Telescope Science Institute, responsável pelas operaes científicas do telescó espacial e um dos ganhadores do Prmio Nobel de Física de 2011 pela sua , em 1998, de que a de expanso do está se acelerando a da análise de observaes de supernovas do Ia em galáxias distantes.