Página 1 de 1

Emisses de CO por veículos no Brasil preocupam Greenp

MensagemEnviado: Sáb Abr 12, 2014 11:39
por hid
Emisses de CO por veículos no Brasil preocupam Greenpeace

SO PAULO - O das emisses de dióxido de carbono (CO) crescente de ao do comea a entrar no de reduo dos gases do efeito estufa. maior mercado de automóveis do , o Brasil pode a 2030 com o de automóveis nas ruas, atingindo uma emisso de 88 megatoneladas de CO equivalente por ano se no forem tomadas medidas mais ousadas para a eficincia energética dos veículos. Se alinhar suas metas aos parmetros da Unio Europeia, mesmo que a dobre de , é possível a emisso a 67 Megatoneladas - 10% a menos do que as emisses de 2010, quando a era de 24 milhes de unidades e as emisses de CO alcanaram 74,5 Megatoneladas. A concluso é de um encomendado Greenpeace Coppe/UFRJ, que avaliou cenários de emisses de CO com em metas de eficincia energética de automóveis.

- Temos uma de automóveis que cresce . que o consumo de combustível seja mais . Hoje, o Brasil no tem regras de reduo de emisso de CO a serem alcanadas pelos veículos, metas voluntárias de de eficincia - explica o William Wills, do Eficincia Energética e Emisses de Gases de Efeito Estufa encomendado pela ONG.

As emisses do setor de prometem ser as de maior do até 2050, puxadas de e da demanda vertiginosa por carros em países emergentes e de grandes mercados, China, ndia e Brasil, segundo as primeiras informaes atribuídas ao relatório do Intergovernamental de Mudanas Climáticas da ONU (IPCC).

De com o Observatório do Clima, entre 1990 e 2012, as emisses do setor de transportes no Brasil cresceram 143%. Até 2009, os automóveis representavam 38% das 170 milhes de toneladas de CO setor de rodoviário no país - mais que o do percentual de nibus (14%) e caminhes (14%). De com as estimativas do Inventário de Emisses Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, em 2011, as emisses podem alcanar 270 milhes de toneladas de CO em 2020 e 40% viro de automóveis.

O CO é o maior responsável efeito estufa, responde por 50% do aquecimento global. Sua permanncia na atmosfera é longa: mais de 200 anos.

Wills explica que o Brasil tem um programa de para o da eficincia energética dos automóveis, o que gera reduo na emisso de poluentes.

O programa, batizado de Inovar-Auto, foi o cenário de referncia do encomendado Greenpeace. As metas do Inovar esto atreladas a fiscal, com reduo do Produtos Industrializados (IPI). A meta básica é alcanar uma economia de de 12,08% nos automóveis até 2017, em relao a 2011. Neste , os automóveis passariam a 140,8 gramas de CO por quilmetro rodado, permanecendo nas projees até 2030. com neste que foi calculada a emisso total por ano, até 2030.

Na melhor das hipóteses estabelecidas programa, segundo Wills, os automóveis com maior benefício fiscal (com economia energética de 18,84% em relao a 2011) emitiriam 130 gramas de CO/Km em 2017, mesma meta estabelecida pela Unio Europeia para 2015.

A Unio Europeia estabeleceu uma meta de alcanar uma emisso de 95 gramas CO/km até 2021. A montadora que no á baseada no número de unidades vendidas e na quantidade de emisso da meta. A do do Greenpeace é que o Brasil alcance a meta com a Europa, sem . Num cenário intermediário, com o Brasil alcanando as metas europeias com dois anos de , em 2023, as emisses totais dos automóveis no país chegariam a 68 megatoneladas CO equivalente em 2030.

- Ao eficincia, os carros conseguem se com menos combustíveis. Isso significa economia de de e menos poluio do nas grandes cidades, além da reduo do CO - diz Wills.

Nos últimos anos, o principal vilo da emisso de gases do efeito estufa no Brasil foi o desmatamento. Dados do Ministério da Cincia, Tecnologia e Inovao mostram que, em 2005, o desmatamento respondia por 57% das emisses de CO no país. Em 2010, o percentual caiu para 22%. O de percorreu o : passou de 16% para 32% no período - e é nele que se encaixa a de combustível dos automóveis.

O encomendado Greenpeace já incorporou o da tecnologia flex e usou parmetro que os carros so abastecidos com 50% de álcool e 50% de gasolina. que a também no é renovada 100% a cada ano e, por isso, foi calculado também os parmetros de renovao e sucateamento.

- O Brasil é e á sendo nos próximos anos um dos mercados de automóveis do . Montadoras e precisam viabilizar meios para que os carros produzidos sejam mais limpos e eficientes. hora de as montadoras serem coerentes e adotar padres similares aos que elas já tm lá fora - afirma Iran Magno, coordenador da campanha Clima e do Greenpeace.