Vírus gigante de 30 mil anos volta vida na Sib&eacut

Vírus gigante de 30 mil anos volta vida na Sib&eacut

Mensagempor JDiamantina » Qui Mar 06, 2014 12:53

Vírus gigante de 30 anos na Sibéria

RIO - As amebas que se cuidem. Os micro-organismos so a de um vírus gigante encontrado nas profundezas de um permafrost na Sibéria. O Pithovirus sibericum, renasceu após, no mínimo, 30 anos .

30 metros da superfície, o P. sibericum no infecta animais ou seres humanos. No entanto, após -se em uma ameba, ele multiplica-se milhares de vezes e sua hospedeira em de 12 horas.

Para o , o maior do vírus gigante é a fragilidade do siberiano, cuja de gelo torna-se menor e mais exposta a cada ano. Dali podem vir outros vírus, prejudiciais nossa saúde.

- Esta é uma de que vírus patognicos para humanos e animais também podem estar preservados em camadas antigas do permafrost. Alguns, inclusive, podem sido responsáveis por epidemias mundiais - alerta Chantal Abergel, coautora do a redescoberta do P. sibericum, esta semana na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Diretora do de Pesquisas Científicas da Universidade de Aix-Marseille, da Frana, Chantal avalia que as mudanas climáticas tm uma , indireta no ressurgimento de outros vírus.

- O aquecimento global está derretendo o permafrost, e áreas próximas Sibéria esto cada vez acessíveis a atividades econmicas a minerao e a perfurao - lamenta.

A equipe de Chantal está analisando o conteúdo do DNA presente nas camadas de permafrost já escavadas. Desta , é possível identificar a assinatura genética de vírus que se assemelham a patógenos humanos.

- Se encontrarmos , o de contágio é . Se no, estaremos seguros - destaca. - que no tentaremos ressuscitá-los em laboratórios.

Ainda de com a pesquisadora, a identificao do P. sibericum a científica conhece pouco estes organismos. A dos vírus gigantes, por exemplo, só foi descrita anos atrás.

O P. sibericum é o maior vírus . Tem 1,5 micrmetro, comprimento suficiente para que possa ser por um microscó.

Os autores do da PNAS ressaltam que o ser conhece pouco a biodiversidade do , em ambientes inóspitos. Os vírus gigantes contm um número de genes sem semelhana aos já vistos em outro .

- O de podermos ser contaminados por um vírus que acometeu os neandertais é uma evidncia de estamos errados ao que um vírus foi erradicado. Isso nos dá uma falsa sensao de segurana - explica. - íamos , ao menos por precauo, um estoque de medicamentos.

Os últimos vestígios de neandertais na Sibéria so de 28 anos atrás. A populao provavelmente morreu devido a uma .

O dos vírus pode explicaes para questes fundamentais da cincia - entre elas, ocorreu a da no e a diferena na evoluo dos vírus em relao a outros organismos.

JDiamantina
 
Status: Offline
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Abr 06, 2011 11:43

Voltar para Ciência

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron
Política de Privacidade