Rio termina primeiro bimestre com 75% de chuvas abaixo do es

Rio termina primeiro bimestre com 75% de chuvas abaixo do es

Mensagempor SRogerio » Ter Mar 04, 2014 09:15

Rio termina primeiro bimestre com 75% de chuvas do esperado

RIO - Dias atrás, a previso do era um pule de : o carnaval seria chuva. Amanh, Momo aproxima-se do de seu reinado sem a . As poucas precipitaes da última semana foram localizadas, no impediram a nem cessaram o de maarico que, o início do ano, faz questo de o carioca. A estao ainda no chegou ao , vero caminha para o de mais da História da fluminense.

No primeiro bimestre, a pluviosidade observada no Rio foi 75% do esperado. Em fevereiro, o Rio foi a brasileira com menor índice de chuvas. A estiagem é de uma de , que ficou estacionada no Atlntico , próximo ao da Regio Sudeste.

Quase um ms de seca

Segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet), fevereiro registrou 15mm de chuva - o é 130mm. No dia 17, após quase um ms de estiagem, uma fria do do continente conseguiu a de que bloqueava as precipitaes. As chuvas, porém, se afastaram da cidade.

- Primeiro vimos um bloqueio atmosfé completamente atípico, porque ele impediu a pluviosidade durante , na estao mais chuvosa do ano - lembra Aline Tochio, meteorologista do Climatempo. - Em meados em fevereiro, uma fria conseguiu ao Sudeste.

As precipitaes, no entanto, duraram menos de uma semana. No dia 20 de fevereiro, após a da fria, uma de estacionou o carioca.

A cidade deve chuvas novamente no domingo, está que o Rio á ao do vero com o de pluviosidade da média histórica. A última vez em que isso ocorreu foi em 2011 - naquele ano, no entanto, as precipitaes de janeiro e fevereiro, somadas, foram de 90mm. Desta vez, índice foi de 73mm.

- A expectativa é de que as precipitaes aumentem a da segunda quinzena do ms - anuncia Pedro Costa, meteorologista do de Previso do e Estudos Climáticos (CPTec/Inpe). - Ainda assim, devemos ao de maro novamente com o índice de pluviosidade da média.

De com o CPTec, a estiagem esperada para maro no será to radical quanto a nos dois primeiros meses do ano. o do ms no á a chuva prevista - e que no veio - durante o início do vero.

- No do ms vimos uma série de ventos vindos do oceano e um maior da umidade da Amaznia para o do país - lembra Costa. - So fenmenos que favoreceram a de chuvas, que já se desconfiguraram. Esperamos que eles se formem novamente. Por enquanto, nesta semana teremos chuvas isoladas, provocadas aquecimento e pela umidade de cada regio.

Na Fluminense, a situao é oposta. Uma chuva volumosa atingiu ontem diversas localidades, o municí de Petrópolis.

O outono fará justia de estao da seca. O Inmet calcula que, entre maro e maio, existe a de que o índice de chuvas no Rio seja até 40% do . A estiagem vai se a toda a litornea do -, até o de Santa Catarina. As temperaturas registradas, por sua vez, permanecero da média histórica.

O ms de janeiro terminou um dos mais hostis da História da cidade. Foi o segundo mais dos últimos 13 anos e o mais quente o início das medies, em 1917. O Rio chegou a seis estaes meteorológicas entre as que indicaram as sensaes térmicas do .

Aquecimento das águas

Durante a maior do primeiro bimestre, enquanto durou o bloqueio atmosfé o - do país, a temperatura da superfície do mar chegou a 32 graus Celsius - a mais do que o .

O aquecimento das águas do Atlntico ainda está sendo estudado pelos climatologistas. Suas marcas, no entanto, foram vistas até no espao entre o de janeiro e o início do ms . Uma imagem capturada satélite Aqua, da Nasa, flagrou 800 quilmetros de uma escura no oceano, em aos estados de Rio, So Paulo, Paraná e Santa Catarina. A era o da decomposio de algas mortas pela temperatura elevada, e ingeridas por outros micro-organismos.

Mesmo a de ventos que proporcionaram a ressurgncia a de águas frias das profundezas para a superfície do mar refrescou a carioca. As ilhas de barraram a da s regies mais distantes das praias. Em meados de fevereiro, a diferena da temperatura entre o de Copacabana e o bairro de Santa Cruz superou a de 12 graus Celsius.

SRogerio
 
Status: Offline
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 05:39

Voltar para Ciência

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

cron
Política de Privacidade