Robs-cupins constroem estruturas sem controle central

Robs-cupins constroem estruturas sem controle central

Mensagempor hefuuqixiq » Sex Fev 14, 2014 01:42

RIO - Em canteiros de obras espalhados , operários devem uma detalhada e com a superviso de capatazes, arquitetos e engenheiros para estruturas complexas. Na , no entanto, insetos cupins so capazes de feitos similares mesmo sem um controle , erguendo e mantendo imensas colnias ao de várias geraes com em onde esto e o que já fizeram seus companheiros mais próximos e as condies do . de informaes locais é um estigmergia e foi inspirao para uma equipe de cientistas da Universidade de Harvard, nos EUA, que desenvolveu robs que podem se auto- para estruturas pré-determinadas, uma tecnologia que esperam no seja usada para erguer colnias em Marte ou habitats submarinos entre outras complexas, e perigosas, obras.

Veja vídeo dos “robôs-cupins” em ação

- Normalmente, para comear, voc deve uma e um detalhado cumpri-la, e ento um dirige o de sua equipe e a supervisiona Justin Werfel, da Universidade de Harvard e principal de o , na edio desta semana da Science e apresentado nesta -feira na Reunio Anual da Americana para o Progesso da Cincia. - Já em colnias de insetos, no é se a rainha estivesse dando instrues individuais para cada um. Cada no sabe o que os outros esto fazendo ou qual é o do cupinzeiro.

Para o objetivo, os pesquisadores equiparam seus pequenos robs com sensores e os programaram para um de regras. Primeiro, as máquinas devem se uma grade caminhos determinados e na mesma direo, criando um fluxo de tráfego. , elas precisam só se já há um tijolo ou outro rob próximo a elas para o que a . Desta , se verificarem que já há um tijolo no , elas o assentam no espao mais próximo. Asim, apesar de cada rob poucas regras, em eles agem de para a .

- Quando muitos agentes de juntam, sejam cupins, abelhas ou robs, frequentemente emergem comportamentos interessantes e de nível que voc no esperaria ao um deles diz Werfel. - Em um senso mais , estamos interessados em conectar o que acontece em níveis mais baixos, as regras para cada , que produzem estes resultados.

Werfel destaca ainda que com robs assim, independentes e sem controle , o é facilmente escalável e no corre o de entrar em colapso um de seus componentes falhe.

- Para um maior, mais robs, sem sua programao afirma. - E se um rob , o pode a normalmente. No há um elemento crítico que se vo todo o . Numa viso de prazo, equipes robóticas esta podem estruturas para , com em ambientes onde é difícil ou para seres humanos trabalharem. E embora isso ainda esteja distante, uma aplicao de prazo poderia ser, por exemplo, diques com sacos de areia para inundaes.

hefuuqixiq
 
Status: Offline
Mensagens: 98
Registrado em: Sex Abr 15, 2011 03:55

Voltar para Ciência

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron
Política de Privacidade