Nova pesquisa sugere que imagem do Santo Sudário foi

TURIM - Um terremoto em 33d.C pode causado uma reao atmica que seria responsável pela imagem impressa no Sudário, segundo do Instituto Politécnico de Turim, na Itá. O da foi questionado por especialistas. Embora o Vaticano no negue nem confirme sua , o Sudário é uma das mais importantes relíquias do Cristianismo, pois muitos acreditam que teria sido a de Jesus Cristo após a crucificao.
Uma imagem que quase no pode ser a olho - foi revelada em 1898 negativo de uma feita por Secondo -, um de aproximadamente 1,83 metros de com feridas consistentes da crucificao. A pea retangular com 4,5 metros de comprimento suscita reverncia e intrigas, que ficaram ainda mais fortes após por datao de radiocarbono em 1988, que apontava a idade do sendo da Idade Média, entre 1.260 e 1.390d.C.
Publicada na Meccanica, a sugere que um terremoto, de magnitude 8,2, na Jerusalém perto do da de Cristo, teria sido o suficiente para liberar partículas de nutrons das britas. Para concluso, a equipe de pesquisadores fez uma simulao do terremoto esmagando amostras de rochas frágeis.
De com a equipe, as emisses de nutrons podem uma imagem parecida com a de um -X no de linho, reagindo com núcleos de nitrognio. Os cientistas acreditam também que a radiao pode confundido os testes de carbono realizados em 1988, feitos por laboratórios de Zurique, na Suía, Oxford, na Inglaterra, e da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.
A datao é questionada a sua publicao. Muitos apontaram que o analisado seria de uma restaurada - em 1.532 o Sudário foi por um incndio na Capela Santa do em Chambéry, na Itá - e outros acreditam que a estaria contaminada por bactérias, uma tese que tem estudos do microbió Garza Valdez.
Nós acreditamos que é possível que as emisses de nutrons terremoto tenham induzido a formao da imagem em fibras de linho do Sudário, através da de nutrons térmicos em núcleos de nitrognio, e também poderia causado uma alterao do nível de carbono, disse Alberto Carpinteri, um dos autores do
Outros cientistas já haviam a hipótese de que a radiao de nutrons poderia sido responsável pela imagem fantasmagórica, no havia explicao plausível para a radiao.
Segundo o Telegraph, Mark Antonacci, um dos especialistas no Sudário e presidente da Resurrection of the Shroud Foundation (Ressurreio da Fundao do Sudário, em traduo ), está pedindo ao Francisco que permita a análise molecular do usando uma tecnologia mais . Espera-se que essa investigao seja de ou descartar a da radiao.
No entanto, outros cientistas duvidam dos resultados do , apontando que a datao por radiocarbono de outras áreas sismicamente ativas, o Japo, no tm sido consideradas imprecisas.
- As pessoas tm datado materiais dessa idade há décadas e ninguém encontrou esse , afirmou Gordon Cook, de geoquí ambiental da Universidade de Glasgow, na Escócia, ao LiveScience.
Esta no é a primeira de radiao foi . Em 2013, Giulio Fanti e uma equipa de da Universidade de Pádua, na Itá, realizou um teste que datava o Sudário de 300a.C a 400 d.C.